Late&Mia

Castração em cães e gatos. Saiba como é feita e os benefícios que traz aos bichinhos e seus donos

 | 

A palavra ‘castração’ em cães e gatos, ainda nos dias de hoje, assusta muito os donos de animais domésticos. A ‘ingenuidade’ de quem os cria, geralmente, faz pensar que o ato está diretamente relacionado com mutilação ou algo cruel aos bichinhos de estimação. Mas a verdade, comprovada cientificamente, é que a esterilização, além de prevenir doenças, promove o bem-estar do animal e do seu dono.

A castração em cães e gatos, segundo o veterinário Josué Ricardo Pontes, é um procedimento cirúrgico em que, nos machos, se faz a remoção dos testículos e, em fêmeas, a retirada de útero, ovário e trompas. Com isso, o cachorrinho, por exemplo, não produz espermatozoide e testosterona e deixa de reproduzir, assim como a cadelinha de procriar.

“Em geral, nota-se a redução da agressividade do animal, da demarcação de territórios (os bichos deixam de urinar em qualquer lugar), reduz o desenvolvimento de tumores, aumenta a longevidade e diminui a superpopulação animal”, explica Pontes.
A professora universitária Liège Albuquerque e a filha Catarina Albuquerque Melo, 9, dividem o apartamento onde moram com cinco gatos e 2 cachorros. Todos devidamente castrados. “Além de ser importante para a saúde deles, evito a procriação aqui porque tenho machos e fêmeas”, diz a professora que divide as tarefas de cuidado dos bichinhos com a filha.

“A relação da Catarina com os bichinhos é maravilhosa. Tanto de carinho, quanto de cuidado. Quem faz a assepsia das caixinhas de areia dos gatos sou eu. Ela é responsável por colocar a comidinha, trocar a água e, às vezes, ela me ajuda a dar banho nos cachorros e acha super divertido”, conta Liège.
“Eu adoro meus bichinhos. Tenho eles [sic] desde pequena. A mamãe não deixa eu dormir com eles, mas eu posso dar banho nos cachorros”, completa ‘Cacau’, como a mãe carinhosamente a chama.

Para quem não pode pagar a clínica, a dica é procurar o Centro de Controle de Zoonoses da sua cidade, onde o procedimento é gratuito – foto: Pixabay

A cirurgia
Apesar de poder ser realizada em qualquer período de vida do animal, o doutor Ricardo Pontes recomenda que quanto mais jovem o pet, melhor para a garantia dos benefícios pós-castração.

“Durante muito tempo se defendeu a vantagem em ter um primeiro cio. Hoje, essa teoria é cada vez menos defendida”, diz o veterinário, indicando que a idade ideal para a realização da cirurgia seja a partir do sexto mês do animal.

O procedimento de castração deve ser realizado em clínicas e hospitais veterinários devidamente regulamentados, que possuam centro cirúrgico e, claro, profissional capacitado para o ato. Os valores da cirurgia variam de local e, também, do tipo de anestesia que será usada no animal. Geralmente, os preços ficam entre R$ 500 e R$ 1.000, sendo que as castrações de fêmeas são mais caras.

A idade ideal para a realização da cirurgia seja a partir do sexto mês do animal – foto: Pixabay

“Como em toda cirurgia, no pré-cirúrgico é realizada uma consulta com o médico veterinário onde ele solicita uma bateria de exames para se certificar sobre a saúde do animal. Os exames vão variar de acordo com a idade e condição geral do animal. No dia da cirurgia, ele tem de estar em jejum e, geralmente, em 24h o bicho está recuperado e retoma as atividades do seu cotidiano”, detalha Pontes.

Mas, ainda assim, o profissional destaca ser necessário que o dono tenha alguns cuidados para o breve restabelecimento do animal, tais como limpeza nos pontos da cirurgia, uso de colar elizabetano para impedir que o pet morda ou passe a língua na região da incisão e uso de medicamentos prescritos pelo veterinário.

No dia da cirurgia, seu animal tem de estar em jejum – foto: Pixabay

Castração em cães e gatos gratuita
Para quem não pode pagar uma clínica particular, a dica é procurar o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da sua cidade, onde se realiza gratuitamente cirurgias de castração em cães e gatos.

Em Manaus, os agendamentos são realizados por mio do disque-saúde (0800-280-8-280. A sede do CCZ está localizada na Av. Brasil, S/N, Compensa, zona oeste, mas há também unidades na rua Arinos, S/N, quadra 19, conjunto Viver Melhor, zona norte, e avenida Cosme Ferreira, nº 8045, Zumbi dos Palmares, zona leste, nas dependências do Campus do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), antiga Escola Agrotécnica.

Rosianne Couto
Redação Filhos&Tal

 

+castração em cães e gatos; +castração em animais; +benefícios da castração

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *