Festas&Decor

Como organizar festa de aniversário na escola: tudo que pode ou não ser feito

 | 

Criança adora festa de aniversário! Mas quando é ao lado da turminha da escola, a comemoração fica ainda mais animada e divertida. Simples e prática, a festa de aniversário na escola é bastante viável para quem quer reunir, com facilidade, os amiguinhos do filho ou filha, e ainda economizar.

Leia também: Mães empreendedoras: os desafios de quem vive entre fraldas e negócios

Mas embora seja a opção certa para pais que não disponibilizam de muito espaço ou tempo para preparar um ‘super evento’, a festa de aniversário na escola também requer alguns cuidados, como a antecedência mínima de, pelo menos, 20 dias para organizar e deixar tudo do jeitinho que o aniversariante quer e a escola permite. Confira as dicas.

festa-de-aniversario-na-escola 2

 

Preliminar

Para evitar contratempos, o primeiro passo para uma festa de aniversário na escola bem-sucedida é conversar com a direção da instituição e verificar, dentro das suas normas (que mudam de uma escola para outra), o que pode e o que não pode ser feito ‘para’ e ‘durante’ a festa.

Vai ser na sala de aula do aniversariante? No refeitório, no pátio, ou a escola tem um espaço recreativo apropriado para eventos? Quantas pessoas comporta esse local? Pode música? É permitida alguma decoração? E brinquedos alugados, como piscina de bolinhas e pula-pula? Pode enviar convites via agenda? Há restrições quanto ao cardápio a ser oferecido? Tem algum local apropriado para guardar as comidinhas antes da festinha começar? O aniversariante pode trocar de roupa ou tem de estar com o uniforme escolar?

Anote todas as suas dúvidas e vá preparado para perguntar. A partir dessas informações preliminares será possível dar prosseguimento ao planejamento da festinha sem correr o risco de fazer algo que pode ser barrado pela escola, evitando assim o desperdício de tempo, material e recursos.

Então, depois de tudo devidamente acertado com a direção, e a professora da criança (que pode ser de grande ajuda nessa hora), é possível prosseguir, sem sobressaltos, com a organização da festa de aniversário na escola.

Decoração

Geralmente, uma festa de aniversário na escola não condiz com uma decoração suntuosa, já que os espaços são reduzidos e existem algumas restrições quando a colar ou pendurar coisas. Mas, nem por isso, o evento precisa ser sem graça.

Usando criatividade e bom gosto, a mamãe ou papai, ou ambos, podem fazer inclusive uma festa temática, dependendo do gosto do filhote ou filhota. O importante é se informar antes sobre as regras da escola, para não gastar com o que não poderá ser usado. Se a criança já tiver entendimento, também é importante conversar e decidir com ela sobre a temática do evento.

festa-de-aniversario-na-escola 4

O trabalho de decoração pode ser executado pelos próprios pais ou contratado de um profissional. Alguns genitores, mesmo contratando o serviço especializado, não abrem mão de também dar o seu ‘pitaco’, ou melhor, um toque pessoal.

Uma boa pedida para a festa de aniversário na escola é se inspirar nas mine tables, que estão super em alta no mercado de decoração, são práticas e muito bonitas. Mas também há os kits prontos, encontrados em lojas especializadas em festas, que já vem com painel e ornamentos para a mesa. O importante é ser prático para o transporte e a montagem, já que o tempo para isso será bem reduzido. Se quiser balões, o ideal é leva-los todos já cheios, apenas para fixar no painel ou quadro.

Convites

Quando a escola permite o envio de convites, estes devem seguir a temática do evento. A recomendação dos profissionais da área é que os mesmos sejam entregues à professora para envio na agenda escolar com, no mínimo, 10 a 15 dias antes da festinha, para que os outros pais consigam se programarem para um possível custo extra com a compra do presente.

Leia também: Especialista dá dicas de como lidar com as emoções do primeiro dia do filho na escola

Aliás, falando em presente, algumas escolas proíbem o envio de sugestões do que comprar junto com o convite, para evitar faltas e até mesmo constrangimentos. Também há instituições que sequer permitem o envio de convites, pois todos os coleguinhas da sala estão automaticamente convidados.

Outros

Feito isso, é hora de acertar outros pormenores, como contratar o bolo e o que será servido para a garotada na hora do lanche. Trabalhar bem o tempo disponibilizado pela instituição de ensino é fundamental para o sucesso da festa de aniversário na escola.

Algumas unidades de ensino concedem apenas o intervalo do recreio (de 20 a 30 minutos), mas outras chegam a dar até uma hora para a realização do evento. Também por isso, a decoração não pode ser muito trabalhosa para montar e desmontar.

festa-de-aniversario-na-escola 3

 

Em relação às lembrancinhas, que são um dos itens mais aguardados pelos amiguinhos de sala, os kits personalizados, como o ‘escolar’, o de ‘higiene’ e o de ‘colorir’ são os mais procurados pelos papais que optam pela festa de aniversário na escola. Outra dica é a toalhinha de rosto, com o nome do aluno, ou estojo, que tem bastante utilidade no dia a dia escolar das crianças. Mas há também a possibilidade da sacolinha de bala, mais em conta e que sempre agrada à criançada.

Carpídio

Se você se informou direitinho com a direção da escola, sabe que, por questão de saúde, alguns instituição evitam a entrada de doces, refrigerantes e salgados fritos nas comemorações. Neste caso, a sugestão é optar por lanchinhos ou marmitinhas saudáveis, com sanduiches naturais, espetinho ou cone com frutas, bolo de cenoura, gelatina e suco natural. O bolo dos parabéns não precisa ser muito grande, o que facilita a organização na mesa.
festa-de-aniversario-na-escola 5
Seu filho estuda numa escola flexível em relação à alimentação? Ótimo! A dica então é comprar o kit tradicional, com docinho, salgadinho, refrigerante, algodão doce e pipoca, já que a criançada adora essas guloseimas. Mas lembre-se de perguntar antes se entre os coleguinhas algum possui intolerância a determinados alimentos. Se for ocaso, prepare algo diferenciado para oferecer a este.

Trabalhar com os Kits prontos facilita a organização da festinha de aniversário na escola, evitando aquela correria de ter que arrumar os pratinhos com as comidas no momento da comemoração. Não esqueça de calcular corretamente a quantidade a ser levado para o evento, contando com os coleguinhas, professora e demais convidados autorizados pela direção, como familiares.

festa-de-aniversario-na-escola 6

Aliás, saber se é permitida a presença de familiares é outro cuidado que você deve ter ao organizar a festa de aniversário na escola. Algumas instituições só permitem a presença dos pais, outras já liberam também a entrada dos avós, mas isso não é regra. Já os coleguinhas que não são da escola, infelizmente não podem participar da comemoração, até mesmo por medida de segurança.

Por fim, um dia antes da festa, consulte o check list da organização e verifique se todas as etapas foram cumpridas. Ah, e não se esqueça de levar a câmera fotográfica para registrar todos os momentos deste dia feliz. Mas antes confira se pode ou não fotografar todos os coleguinhas, especialmente se pretende postar as imagens em redes sociais. Muitos pais não autorizam a divulgação de imagens das suas crianças em meios virtuais.

Também não deixe de ajudar na limpeza e organização do local após o evento. Se possível, leve sacos grandes para recolher os descartáveis e restos de decoração.

Gostou das dicas? Então agora é só se programar para organizar uma festa bem divertida para o filhote e seus amiguinhos da escola.

Esse texto foi produzido com a colaboração dos organizadores de festas infantis Sarah Costa, Sandro Castro e Danyelle Moreira, a quem filhos&tal agradece pela disponibilidade em ajudar nossos leitores.

filhos&tal