Bem-estar

Crianças devem se alimentar bem pela manhã. Saiba o porquê

 | 

O café da manhã é uma das refeições mais importante do dia, e, para os baixinhos, é ainda mais essencial, segundo os especialistas de saúde alimentar. A nutricionista Luma Castro, de Manaus, afirma que para garantir um bom desempenho nos estudos, por exemplo, a criança deve ir à escola sempre bem alimentada. “Pão, frutas, iogurte e café são as melhores opções para deixar o filhote cheio de energia para estudar. A frequência dessa alimentação promove mais vigor à criança“, afirma. O desenvolvimento da inteligência, aliás, é um dos maiores benefícios que o café da manhã traz aos pequenos, segundo estudos da Escola de Enfermagem da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos. A partir da análise de dados de 1.269 crianças chinesas de 6 anos, os pesquisadores reforçaram a importância dessa refeição, atestando que as que se alimentavam regularmente todas as manhãs tiveram 4,6% melhores resultados no teste de Q.I, que as outras o faziam esporadicamente.

Conforme nota da coordenadora do estudo, Jianghong Liu, os hábitos de dieta e qualidade de vida são ensinados à criança e podem ter implicações tanto em curo quanto em longo prazos. Afinal, após várias horas sem alimento (por causa do sono), o corpo – e principalmente o cérebro – precisa de ‘combustível’ para se revigorar logo cedo e estar preparado para a ‘corrida’ ao longo do dia.

Além do café servido em casa, a nutricionista Luma Castro sugere que as mamães sempre preparem um lanchinho extra para o horário do recreio. “Se a criança já comeu pão antes de ir para escola, o ideal é que o próximo alimento seja mais leve. A preferência é por uma fruta, mas pode ser também bolacha integral ou um iogurte. O importante é não se esquecer de oferecer uma alimentação saudável e deixar o seu filho sempre abastecido”, frisa ela.

Bruna Amaral
Redação Filhos&Tal

 

+alimentação saudável; +alimentos para criança; + café da manhã; +criança bem alimentada

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *