Cuidado Infantil

As melhores dicas sobre como higienizar os dentes do bebê

 | 

Assim como tudo no desenvolvimento de uma criança, o surgimento dos dentinhos deve ser acompanhado com muita atenção pelos pais. E não apenas pelas mudanças de humor que essa fase causa aos pequenos, mas, também por conta dos cuidados com a limpeza, essenciais para a saúde. Pensando nisso, filhos&tal trouxe para os seus leitores algumas das melhores dicas sobre como higienizar os dentes do bebê.

E a primeira delas é que, assim como o pediatra, o dentista, ou odontopediatra, deve estar presente na vida dos pequenos assim que o primeiro dentinho nascer, o que ocorre entre o quarto e o sexto mês devida.

Leia também: Dicas e cuidados imprescindíveis à boa higienização das mamadeiras

“As mamães devem estar sempre de olho na gengiva e, após a amamentação, mesmo a criança que ainda não tem dentinhos deve ter a boca higienizada, o que pode ser feito com água mineral em uma gaze ou fraldinha de pano a ser utilizada somente para isso”, orienta a odontopediatra do Hapvida, Rozana Ramos. “Nesse momento, é importante também fazer uma massagem suave na gengiva, para facilitar a saída dos dentinhos”, completa.

Ainda de acordo com a especialista, a gengiva e os dentinhos também acumulam a sujeira do leite materno, bem como de qualquer outro tipo de alimento. “Esses restinhos formam uma película, uma pequena ‘conchinha’, quase imperceptível, pois é tão branca quanto o dente. E se os dentinhos não tiverem a higienização adequada, pode causar transtornos como cárie de mamadeira por fungo”, salienta.

higienizar - dentes do bebê 2 - Pixabay

O bebê deve ter a boca higienizada após cada refeição, e a escovação suave deve começar a partir do quarto dentinho – fotos: Pixabay

Escovação suave
Em fases em que a criança já está mais crescidinha, a higienização dos dentes do bebê pode ser feita com escovinha macia e creme dental com flúor, normalmente a partir de quatro dentinhos. É importante que, ao comprar estes itens, os pais ou responsáveis atentem para fatores como flexibilidade e tamanho, pois algumas escovas são específicas para a boca da criança e também para a quantidade de dentinhos.

Leia também: Introduzindo novos alimentos à dieta do bebê. O que oferecer primeiro?

A atenção também deve ser redobrada na hora de colocar o creme dental na escova. A quantidade ideal para os dentes do bebê é semelhante a um grão de arroz. Ao terminar a escovação, as mamães devem completar a higiene com a gaze ou a fraldinha de pano embebidas na água mineral, para retirar o excesso da pasta de dente, caso tenha sobrado algo.

“Mas tudo deve ser feito com muito cuidado, pois é uma parte muito frágil e delicada para o bebê. Se a mamãe não conseguir realizar a escovação, a orientação que nós passamos é o uso da gaze com água mineral”, ressalta Graziela Barreto.

Outra dica importante sobre como higienizar os dentes do bebê é que, diferente dos adultos, que devem trocar a escova de dentes a cada três meses, os pequeninos devem mudar de escova a cada 30 dias de uso. “Com o tempo, as cerdas acabam ficando prejudiciais para a gengiva do bebê durante a higienização, podendo até machucar e causar outros danos para a saúde bucal’, salienta.

Graziela também recomenda que as mamães devem levar os bebês ao odontopediatra assim que os primeiros dentes nascem. E, além disso, não descuidar da higienização após cada refeição.

Alyne Araújo
filhos&tal

3 Comments

  1. Pingback: Hidratante ajuda a evitar estrias na gestação. Mito ou verdade?

  2. Pingback: Como se organizar para a volta ao trabalho após a licença maternidade?

  3. Pingback: Falar com a criança é mesmo a melhor forma de incentivar a linguagem?

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *