Gourmetzinho

Duas receitas deliciosas para um lanche tipicamente junino com a garotada

 | 

O que não fata no mês de junho são opções de comidas típicas para a gente se deliciar, principalmente nos arraias e quermesses. Porém, como nem sempre é possível sair com a criançada para esse tipo de evento, a gente pode levar para dentro de casa um pouco desse gostinho de São João.
Filhos&Tal trouxe duas sugestões bem simples e cujos ingredientes, geralmente, se tem em casa, ou pode-se comprar na feira da semana.
A primeira, e que quase toda criança curte, é o ‘arroz doce’, que além de todas as propriedades nutritivas desse maravilhoso grão, ainda leva outros ingredientes super saudáveis para a criançada, como o leite. Então anota aí:
Você vai precisar de 2 xícaras de arroz, 1 vidrinho de leite de coco (para dar ainda mais sabor), 1 caixinha de leite condensado e sal a gosto (tem gente que prefere sem, mas ele tira aquele excesso de doce enjoativo e deixa a receita muito mais saborosa).
Coloque o arroz para cozinhar com água suficiente para deixar amolecer bem e uma colher de chá de sal (opcional). Quando o arroz tiver no ponto de mingau, ponha o leite de coco e vá acrescentando, aos poucos, o leite condensado para dar o ponto de doce. Não precisa usar açúcar. Sirva em tigelinhas e decore com canela. O aroma é muito agradável.

Outra opção bem fácil de fazer, e também muito apreciada nesta época do ano, é a ‘banana frita com açúcar e canela’. Você só precisa de 3 ou 4 bananas grandes (dependendo do número de crianças), sal (opcional), óleo, açúcar e canela (sempre ela para dar o toque final).
Descasque as bananas (no Norte chamamos de pacovã, em outras regiões também é conhecida como banana da terra); corte-as em rodelas ou do jeito que preferir, polvilhe com uma fina camada de sal (opcional, mas o resultado é muito bom) e frite-as em óleo bem quente. Ao tirar do fogo, ponha para secar num prato forrado com lenços de papel (para tirar o excesso de óleo) e aguarde esfriar. Depós é só colocar no recipiente que preferir para levar à mesa e polvilhá-las com uma misturinha de açúcar e canela. Para acompanhar, um café com leite ou achocolatado vai super bem.
OBS. Se a sua criança não puder comer fritura, você também pode optar por assar as bananas no forno com um pouco e manteiga ou cozinha-las (com um pouco de sal) e em seguida passar uma manteiguinha, como se faz com milho verde. Fica muito bom.
Pronto, duas receitas simples, fáceis e saborosas. Não esqueça de envolver as crianças no clima junino, explicando a elas sobre essa tradição e, quem sabe, até contando com a ajuda delas na cozinha para preparar o lanche típico.

Redação Filhos&Tal

2 Comments

  1. Pingback: Em Manaus, mês das festas juninas começa com Delicias da Roça

  2. Pingback: Acessórios para crianças nas festas juninas e Copa do Mundo; imperdíveis

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *