ambiente

Iluminação de quarto para criança; dicas essenciais

 | 

A iluminação do quarto é algo que deve ser planejado cuidadosamente, principalmente no caso de ambientes para bebês. A claridade influencia diretamente sobre o sono dos pequenos e este é um detalhe que pode ajudar as mamães e papais a terem um pouco mais de conforto logo nos primeiros meses da criança.

Desde a estrutura do teto até a escolha do tipo de cortina, tudo deve ser levado em consideração na hora de montar um local que favoreça o descanso, tanto do bebê quanto da mãe. O arquiteto e decorador Achilles Fernandes explica que o mais aconselhável é buscar usar luz de forma indireta.

“É a mais aconselhável porque o importante é a luminância sem olhar a lâmpada para evitar o ofuscamento, que é muito prejudicial aos olhos. Sempre deve-se usar uma luz geral, luzes de destaque e luz de apoio”, afirma Fernandes.

Segundo o arquiteto, luminárias com difusor são indicadas para evitar que a iluminação atinja diretamente os olhos do bebê. “Se os pais quiserem destacar um detalhe, se usa um spot direcionado ou mesmo o fio de LED para destacar uma sanca de gesso, como um elemento decorativo”, diz.

Já a iluminação para ambientes de crianças maiores de dois anos, de acordo com Achilles, deve ser pensada com base nas atividades que a criança já executa.
“Aos 3 ou 4 anos a criança já começa a estudar e sendo assim, é muito importante ter uma iluminação forte em cima da bancada de estudo. A luz deve ser branca e direcionada, nunca atrás da cabeça da criança para que a própria não faça sombra na bancada”.

A luz artificial deve ser bem pensada, mas Achilles enfatiza que a iluminação natural também é necessária e deve ser aproveitada. “Muito importante iluminação natural durante o dia e ventilação, afinal a luz do sol combate algumas bactérias e é necessário que o quarto seja ventilado e com incidência de luz solar pela manhã. É sempre bom abrir as janelas e de preferência que induza a uma ventilação cruzada”, finaliza.

Cecília Siqueira
Redação Filhos&Tal

1 Comment

  1. Pingback: A paixão pelo cinema na decoração de quartos infantis

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *