Lazer

Literatura infantil: seis livros para crianças lerem nas férias Diversão, aventura, aprendizado e muito mais em viagens inesquecíveis pelo mundo da imaginação

 | 

Além das brincadeiras, jogos, cinema, piscina etc., a literatura infantil pode ser outra grande pedida para completar a diversão da garotada no recesso escolar do início de não. Por isso, F&T preparou uma lista de seis livros para crianças lerem nas férias, com muita aventura e imaginação. Confira e não deixe de sugerir para os seus filhos.

As duas primeiras dicas foram dadas pela escritora Dinorá Couto Cançado, durante entrevista ao programa Tarde Nacional, da rádio Nacional de Brasília (DF).

Leia também: Os principais lançamentos de filmes infantis em 2018

Por dentro da mala mágica da Filó

Escrito pela professora e contadora de história Débora Bianca Xavier Carreira, o livro é a continuação de ‘A Mala mágica da Filó’. Porém, dessa vez, a história traz um novo personagem, o Theobaldo, menino curioso e esperto que vai ajudar Filó a desvendar mistérios da mala mágica.
O livro, publicado pela Editora Ler, pode ser lido por crianças na faixa etária de 6 a 10 anos, idade em que a criança tem mais desenvoltura na hora da leitura. Segundo Dinorá Cançado, o livro também pode ser lido por crianças menores, mas é recomendado a companhia de um adulto durante a leitura. As ilustrações são de Juliana Dantas.

Árvore Genealógica
A segunda dica de livros para crianças lerem nas férias é uma obra infanto-juvenil, que traz, além da parte lúdica, também uma parte informativa, por meio da utilização de quadros, atividades e guias para a construção da árvore genealógica. Escrito pela autora Núria Roca, de Barcelona, foi traduzido por Iramir Silva, com ilustração de Rosa Curto.
Conforme Dinorá Cançado, apesar do livro ser bem maior do que o esperado para uma literatura infanto-juvenil, as ilustrações auxiliam no entendimento e ainda incentivam na construção da própria árvore genealógica do leitor.

Mais dicas de literatura infantil
Já as próximas dicas de livros para crianças lerem nas férias foram catalogas em sites especializados no tema, como o A Taba, que reúne os melhores livros e lançamentos para auxiliar pais, educadores e bibliotecários nas escolhas de livros da literatura infantil.

O cachorro do coelho
Com muito ritmo e rima, ‘O cachorro do coelho’ conta a história de um coelho que tem um cachorro de estimação, um elefante que tem uma ratinha como amiga, e um leão que não consegue viver sem sua joaninha. A história é repleta de mistérios que são escritos e ilustrados por Dorothée de Monfreid.
Em entrevista à revista Crescer, Dorothéé afirma que o livro foi uma inspiração do conto russo A casa da Mosca. A autora decidiu reinventar a história do conto e criar o ‘O cachorro do coelho’, que foi publicado pela editora WMF Martins Fontes, em 2009.

Entre Laços e Sapatos
Entre Laços e Sapatos, escrito por Fania Benchimol, conta a história de dois pares de sapatos que sempre andavam juntos, brincavam e se divertiam. Mas novos encontros e descobertas fizeram com que eles seguissem caminhos diferentes.
O livro aborda questões como amizade a distância e diferenças entre classes sociais, trazendo ilustrações de Fernanda Massotti. A publicação da editora Galocha.

Com quantos pingos se faz uma chuva?
Escrito por Maria Amália Camargo, ‘Com quantos pingos se faz uma chuva?’ é uma ótima dica de leitura para a criança que está naquela época mais curiosa.
O livro é repleto de perguntas e respostas, como por exemplo: ‘qual o melhor método para limpar as orelhas dos livros: com um cotonete ou esfregando o mindinho?’ ‘Por que algumas pessoas lambem o dedo antes de virar as folhas das revistas: para tirar o pó do rodapé das páginas?’ A obra têm ilustrações de Ionit Zilberman e é publicada pela editora Ozé.

Bear

Livros para crianças
E finalizando a lista de seis livros para crianças lerem nas férias tem ‘Bear’, publicado pela editora Nemo, que conta a história de Raven, uma garotinha que se perde dos seus pais e, durante sua jornada para encontra-los, conhece Dimas, um urso rabugento, que a ajuda nesta busca.
Escrita por Bianca Pinheiro, a aventura é direcionada aos mais crescidinhos, pois a história faz parte de uma série de livros, que até o momento está no seu terceiro volume. O mais legal é que ‘Bear’ é uma história em quadrinhos, assim a leitura se torna mais leve e dinâmica.
A autora tem um site em que publica a história em quadrinho na web. No site também está disponível a tradução das histórias em inglês e francês, assim como títulos e resumos de outras obras de sua autoria.

filhos&tal

+literatura infantil; +livros para crianças lerem nas férias; + livros para crianças

2 Comments

  1. Izabel Almeida Pereira

    20 de Janeiro de 2018 at 08:07

    Bom dia
    Trabalho na área de educação infantil e gostaria de ganhar livros para usar na sala de referência.
    Vocês têm como me agraciar, doar eles?

    • filhosetal

      20 de Janeiro de 2018 at 09:34

      Olá Izabel. Muito grata pelo contato. Não possuímos livros para doação, mas podemos ver com alguns de nossos amigos leitores se é possível conseguir. Nos informe, por favor, qual o nome e endereço da escola ou comunidade na qual você trabalha para que possamos levar as doações, caso as consigamos. Abs, e continue nos acompanhando.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *