Educação

Massinha de modelar: além de divertir, ajuda no processo de alfabetização da garotada

 | 

Mesmo com tanta tecnologia à disposição de professores, a massinha de modelar ainda é muito utilizada no ensino maternal. De acordo com especialistas em educação infantil, o uso do material ajuda no processo de alfabetização da criança, além de proporcionar outros benefícios, como diversão entre os pequenos.
A professora Nívia Marques, que leciona para crianças de cinco meses a 5 anos, no Centro Educacional Carrossel, zona oeste de Manaus, afirma que o material é extremamente importante para o aprendizado do aluno e ajuda, principalmente, na coordenação motora.
“São vários os benefícios. Costumo dizer que os alunos aprendem brincando, pois, a massinha além de ajudar no processo de alfabetização, contribui na interação das crianças. Elas ficam mais ativas e com vontade de estudar”, diz. “Trabalho muito a questão das cores e coordenação motora. Com a massinha, eles conseguem fazer desenhos, números e letras”, acrescenta.

Massinha
A massa de modelar, conhecida também como plasticina é um material moldável, plástico, que existe em várias cores, muito utilizada nas escolas. A ‘massinha’, como é chamada pelas crianças, pode ser encontrada em lojas de material escolar e até mesmo em supermercados. As mães que tiverem interesse, também podem produzir o material em casa, utilizando a seguinte receita:

1 xícara de bicarbonato
½ xícara de amido de milho
2/3 de xícara de água morna
Corante vegetal (tinta guache ou suco em pó)

Modo de fazer
Misture o bicarbonato e o amido de milho numa panela. Acrescente um pouco de água e misture novamente. Ferva até obter a consistência de um purê. Em seguida, deixe esfriar, amasse e acrescente o corante escolhido. Depois de pronta, é só entregar para garotada.

Bruna Amaral
Redação Filhos&Tal

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *