Eventos

Tendências e novidades para o chá de bebê ou chá revelação em 2018 Além do up na decoração, novos formatos visam aproximar família e amigos para o momento especial vivido pelos futuros papais

 | 

Um dos momentos mais agradáveis de uma gestação é aquele que os pais reservam para, junto com a família e amigos, comemorarem antecipadamente a tão esperada chegada do filho ou filha. O tradicional chá de bebê, que nos últimos anos vem ganhando novas formas e conceitos, como o chá revelação, está cada vez mais moderno, buscando agradar tanto aos papais quanto aos convidados.

Para ajudar na hora do planejamento desse evento tão importante, filhos&tal trouxe para as futuras mamães e papais algumas dicas de especialistas nessa área. Confira.

Tendência
Para a consultora materna Eurania Pita, uma tendência cada vez mais forte no meio é a união entre o chá de bebê e o chá revelação, quando os pais e todo mundo próximo ao casal descobrem o sexo da criança. Segundo ela, essa é uma das maiores novidades para esse tipo de festa. Já a decoradora Sarah Pessoa acrescenta que os chás deixaram de ser algo íntimo, fechado somente para mulheres, para ser uma comemoração de todos.

Chá de bebê ou chá revelação 3

Temática e decoração
O famoso ursinho marinheiro, a ursinha bailarina e até mesmo o queridinho bolo de fraldas estão sendo guardados nos depósitos para dar espaço às novas decorações. Sarah fala que os temas mais solicitados, nos últimos meses, para chá de bebê são a corujinha, as ovelhinhas, os passarinhos, jardim encantado e safari.

Leia também: O que não pode faltar no enxoval do bebê?

Os grandiosos e belíssimos bolos temáticos ganharam o espaço central da mesa de decoração do chá de bebê. As lembrancinhas também deixaram de ser aqueles objetos que depois da festa eram guardados na estante. Hoje, os convidados levam para casa itens que possam usar no seu dia-dia, como chaveiros, portas retratos e estojos.

“O chá de bebê se tornou uma grande comemoração. Está sendo planejado como se fosse o aniversário de um ano. As mamães quando não sabem o sexo da criança pedem as tradicionais decorações com as cores rosa e azul. Porém, quando sabem, investem em temas de desenhos infantis, com direito a lembrancinhas personalizadas e flores. Elas querem guardar a melhor recordação desse momento tão especial, conta Sarah”.

Chá de bebê ou chá revelação

Hoje, os convidados levam para casa itens que possam usar no seu dia-dia, como chaveiros, portas retratos e estojos – fotos: divulgação

Sugestão de presente
Diferente das versões anteriores, onde as mamães pediam desde a mamadeira, já há algum tempo o baby chá e/ou chá revelação se transformou mais num chá de fraldas, devido à importância do produto nos primeiros seis meses de vida da criança.

“Eu sempre recomendo para as futuras mamães pedirem dois tipos de fraldas, que sejam as melhores do mercado. É necessário que se intercale entre uma fralda e outra. Desta forma, não acontece o desperdício total dos presentes, caso o bebê apresente algum tipo de reação alérgica a um determinado produto”, comenta Eurania Pita.

Além dessa dica, a consultora materna ressalta que, atualmente, uma das tendências no universo maternal é realizar eventos beneficentes, em que a proposta do chá de bebê ou chá revelação é ajudar instituições e crianças carentes. Neste caso, a sugestão de presente deixa de ser só fraldas e passam para um pedido mais amplo, envolvendo roupas, acessórios, alimentos, entre outros itens para bebê.

“Os chás se tornaram uma ótima oportunidade para exercitar a questão do amor ao próximo. É muito comum receber um convite com um pedido de doação para as instituições de caridade. O sentimento de ajudar os mais necessitados vem crescendo bastante entre os papais”, diz Pita.

Leia também: Chá revelação via rede social: casal anuncia em live que espera um menino

Baby chá 2

Horário
Pensando em um orçamento que caiba no bolso da mamãe e do papai, sem comprometer outros investimentos para a chegada da criança, as especialistas afirmam que o melhor horário para realizar esses eventos, seja o tradicional chá de bebê ou o mais recente chá revelação, é o período que corresponde do meio-dia até às 18h e sempre nos fins de semanas.

“Neste horário não é necessário investir em iluminação cênica, cardápios com comidas pesadas e outros itens que uma festa noturna exige naturalmente. Isso já ajuda na redução dos custos do evento. Nesse horário as festas ficam mais informais, mais descontraída, mais confortáveis, tanto para os futuros papais como para os convidados”, conta Sarah Pessoa.

Chá de bebê ou chá revelação 2

Cardápio
Falando em comida, seja baby chá ou chá revelação, a consultora maternal Eurania Pita comenta que os lanches naturais estão em alta nesse tipo de evento. Aquela velha regra de incrementar a mesa com vários pratos frios e quentes caiu em desuso, ficou um pouco no passado.

“Atualmente, os papais e mamães estão servindo canapês, salgados assados, sanduiches americanos, sucos naturais, chás variados etc. É uma alimentação bem leve e saborosa, vamos dizer um lanche da tarde saudável. Lógico que isso varia de acordo com o gosto da dona da festa e com o bolso também. Mas a tendência são esses lanches tipo brunch, que estão cada vez mais em alta”.

Só para finalizar, as especialistas revelam que, atualmente, essas festas não são apenas para um grupo de mulheres amigas das mamães, mas também para os papais, para os vovôs e para os amigos dos papais. O baby chá está democrático e todos podem comemorar uma nova vida que está chegando.

“Geralmente, as minhas clientes me convidam para eu ensinar os pais a trocarem fraldas e fazerem os primeiros cuidados. Os homens já estão inseridos nesse universo, nos chás e em qualquer outra atividade relacionada ao bebê. A paternidade ativa está aí”, frisa Pita.

Gerson Freitas
filhos&tal

4 Comments

  1. Pingback: Além de bonita, a cortina do quarto do bebê tem de cumprir sua função

  2. Pingback: Louise ganha festa no Jardim das Fadas para celebrar seu primeiro aninho

  3. Pingback: Contato pele a pele entre mãe e bebê estimula produção de leite materno

  4. Lisa Alves Souza

    11 de setembro de 2018 at 22:32

    Ótimas dicas, eu fiz o meu chá de revelação com lista de presentes em dinheiro.

    Criei o site e a lista de presentes e compartilhei com meus amigos eu adorei a experiência.
    Fiz no http://www.queropresentevirtual.com.br o cadastro é gratuito só paga as taxas.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *