ambiente

Os melhores materiais para enfeites de porta de maternidade e quartos de bebês

 | 

A reta final da gravidez é o início de uma nova fase na vida da mamãe e ela quer tudo bonito e organizado para a chegada do bebê. Nesse contexto, juntamente com o que levar em sua mala e na bolsa da criança, é preciso pensar no enfeite da porta do quarto da maternidade, afinal, é lá que ela receberá as primeiras visitas. Mas o que levar em consideração na hora de escolher o acessório?

Segundo profissionais consultados por Filhos&Tal, um dos itens a serem observados é o tipo de material do qual é feito o enfeite, que deve ser, antes de tudo, de fácil limpeza, visto que muitos acumulam poeira e podem prejudicar a saúde do bebê, como é o caso da pelúcia.

O designer de interiores e arquiteto Kalicky Soares, sócio no escritório Lumus Arquitetura & Interiores, diz que os mais indicados e usados materiais para enfeites de porta são o MDF (espécie de placa oriunda da madeira, mas fabricada com resinas sintéticas) e o feltro, um tipo de tecido não tecido (TNT) feito a partir de lã e pelos de animais prensados, muito usado para a produção de artesanatos em geral. “O MDF é mais durável e de mais facilidade na hora da limpeza. Já o feltro, ao contrário da pelúcia, acumula bem menos poeira”, explica.

Outra dúvida das mamães é se podem ou não utilizar o mesmo enfeite da porta da maternidade na porta do quarto do bebê, em sua residência, o que, segundo Kalicky Soares, requer alguns cuidados. “A maternidade não deixa de ser um hospital, portanto, há presença de muitas bactérias pelo ar, que podem se instalar no adereço. Sendo assim, apenas após uma boa higienização ele poderá ser reutilizado, contanto que tenha o mesmo estilo da decoração do quarto”, orienta.

Tema

enfeite-portaEm relação ao tema, na era de tantos super-heróis e centenas de personagens que povoam o imaginário infantil, fica até difícil escolher qual levar para a porta do filhote, mas F&T pegou algumas dicas com a artesã, empreendedora e mãe Flavia Jalusa, que tem como foco principal de trabalho itens para decoração de quartos de bebês. “Geralmente, a mamãe quer algo mais personalizado e especifico, por isso pergunto se já escolheu um tema, as cores e se viu algum modelo na internet para nos basearmos ou se já tem alguma coisa de decoração do quarto para servir como inspiração”, diz a artesã.

Ela salienta que, atualmente, entre os temas bem aceitos estão as ‘nuvens’ e ‘chuvas de amor’, que são o foco de seu trabalho e cuja procura pelas redes sociais tem sido bem grande.

enfeite-porta
Mas além de poder adquirir o enfeite por encomenda, as mamães também podem encontrar o adereço em lojas de artigos para bebês ou em feiras, como a ‘Feirinha da Eduardo Ribeiro’, no Centro de Manaus, onde encontram-se muitos artesãos, ou mesmo em bazares, dos quais Flavia Jalusa costuma participar. “Eu costumo ter peças para pronta-entrega, por conta dos bazares e feiras, pois, geralmente, quem compra são as mães que estão na reta final e deixam para última hora, então só aplico o nome e alguns detalhes a mais que queiram”.

enfeite-porta
Os valores dessas fofuras podem variar entre R$ 50 a R$ 170 reais, depende do material que vai ser utilizado. Enfeite escolhido, quarto preparado, tudo ok? Agora é só aproveitar o momento e curtir o seu bebê da melhor forma.

Redação Filhos&Tal
Com informações de Grazieli Nogueira

Decoração; quarto de bebê; materiais para enfeites

 

1 Comment

  1. Pingback: Com festinha do Show da Luna, Eva Salles comemora 2 aninhos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *