ambiente

A paixão pelo cinema na decoração de quartos infantis Os filmes e animações estão sempre na lista dos temas preferidos de pais e filhos para decoração de quartos

 | 

Não é de hoje que a sétima arte inspira a vida real, e a paixão pelo cinema se reflete também na decoração de quartos infantis. De bebês a adultos, passado, claro, pelos adolescentes, filmes e animações estão sempre na lista de temas preferidos de pais e filhos.

Leia também: Iluminação de quarto para criança; dicas essenciais

Atualmente, Frozen, Princesas Disney e Minnie aparecem no topo de preferências das meninas. Já as animações Carros e Toy Story estão entre os mais requisitados por meninos. Mas, segundo a arquiteta Aline Siqueira, dinossauros (independentemente do filme) também costumam aparecer na lista de personagens prediletos da molecada, principalmente na faixa etária de 2 a 6 anos.

Já entre os adolescentes, e até adultos, o universo Star Wars é, sem dúvida, unanimidade entre os que nutrem paixão pelo cinema.

Mas quanto custa montar uma decoração temática para o quarto dos filhos? E será que existe uma ‘idade certa’ para tematizar a decoração de quartos infantis? Por onde começar?

Conforme Aline Siqueira, o trabalho pode iniciar desde quando o bebê ainda está na barriga da mãe, com temas escolhidos pelos pais. Mas, se a decoração temática for para uma criança já crescidinha, não tem problema. O importante é, antes de tudo, fazer um planejamento.

“O ideal é o cliente informar quanto tem de verba disponível para o projeto e execução, pois, a partir dessa informação se elabora o projeto temático”, aconselha a arquiteta.

Elementos

decoração de quartos infantis

Também conforme Aline Siqueira, a decoração temática está cada vez mais diversificada no que se refere a recursos materiais. Além de elementos como adesivos e papel de paredes (fáceis de aplicar), “ultimamente surgiram os detalhes em MDF e gesso acartonado recortados, que podem ser iluminados e apresentam um efeito diferente no projeto”.

A arquiteta ressalta ainda a possibilidade de utilizar referências dos filmes e animações preferidos da criança na pintura de paredes e/ou teto do cômodo. Como por exemplo, na decoração que ela fez com a temática ‘Snoopy’ no quarto de um cliente. “Para a parede, utilizei a estampa Chevron, que remete a blusa zig e zag do Charlie Brown”. Outro exemplo, segundo a profissional, seria a utilização de brinquedos relacionado ao tema para montar luminárias ou móbiles.

Aline Siqueira também informa que não há uma idade certa ou ‘ideal’ para a decoração temática de quartos infantis. Mesmo pais de recém-nascidos podem optar pelo recurso. O importante é criar um projeto adaptável a algumas mudanças de faixa etária. “Substituição das estampas das almofadas e roupas de cama, troca do papel de parede e, muitas vezes, até uma pintura diferente na parede já altera a ‘idade’ do quarto”, diz a arquiteta.

As orientações, aliás, não servem apenas a quem tem paixão pelo cinema, mas a toda e qualquer temática para decoração de quartos infantis.

Sem gastar muito

quartos-infantis

Mesmo para quem tem poucos recursos, é possível fazer a decoração de quartos infantis com os temas se sua preferência, sejam eles ligados ou não à paixão pelo cinema. Com ajuda a profissional certa, evita-se gastos desnecessários ao se encontrar soluções criativas e mais em conta.

Além disso, há a possibilidade de se buscar informações, orientações e referências em sites e revistas especializados nesse tipo de assunto. “Gosto muito de ideias do tipo ‘faça você mesmo’, que existem no Pinterest e em páginas como a www.diycore.com.br, em que estimulamos os pais a se envolverem com o projeto”, comenta Aline Siqueira.

filhos&tal

+paixão pelo cinema; +decoração de quartos infantis; +quartos infantis

1 Comment

  1. Pingback: Bandinha da Manu - Mãe de Manaus cria Carnaval para filha deficiente

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *