Beleza Materna

Dez alimentos indispensáveis para manter a pele saudável na gestação

 | 

Durante a gravidez, a mulher precisa cuidar de todo o corpo, afinal, ele irá passar por grandes transformações, mas, por razões óbvias, a pele merece atenção especial e uma das formas de manter a pele saudável na gestação é adotando um cardápio que favoreça tanto à mãe quanto ao bebê.

Para o nutricionista Roberto Rocha, quando se trata de pele, a ingestão de micronutrientes como vitaminas e sais minerais é de suma importância. “Os alimentos que ajudam a firmar a pele são aqueles ricos em colágeno, como gelatina, ovo e carnes magras, tipo a de peixe. Por isso, é importante consumir esses alimentos, que são ricos em proteína de boa qualidade”, orienta.

Mas além da alimentação animal, frutas legumes e cerais em geral também são muito necessários nesse processo de manutenção da pele saudável na gestação. filhos&tal, então, trouxe para você algumas dicas preciosas sobre quais consumir com mais frequência. Confira e aproveite.

Começar o dia com um copo de suco de laranja no café da manhã, por exemplo, é uma boa pedida. A fruta é rica em carotenoides e vitamina C, que mantém a elasticidade da pele e as fibras de colágeno unidas, para uma pele firme.

pele saudável na gestação

 

Leia também:
Como manter a beleza dos cabelos no período da gestação?
Grávidas podem usar salto alto?

Já a castanha-da-amazônia, também conhecida como castanha-do-pará, é uma ótima opção para o lanche, tanto da manhã quanto tarde. A oleaginosa contém muita quantidade de vitamina E, além de selênio, que mantém as células da pele saudáveis e ajudam no rejuvenescimento celular.

No almoço ou jantar, a dica é abusar do espinafre e do tomate, especialmente nas saladas. O espinafre tem luteína, que protege a pele dos danos dos raios solares, atuando como um protetor solar natural. Já o tomate conta com licopeno, que melhora a microcirculação da pele, favorecendo a nutrição celular.

pele saudável na gestação

A beterraba é outro vegetal importante nesse processo. Crua, ela pode ser acrescentada tanto em sucos quanto saladas, todos os dias, pois possui um elemento chamado ácido carboxipirrolidônico, que ajuda a manter as células da pele bem hidratadas.

A mamãe que quer manter a pele saudável na gestação também não pode abrir mão da aveia em seu cardápio alimentar. Acrescentar uma colher de sopa de aveia na vitamina de fruta, na granola com iogurte ou na salada de frutas é uma super dica, pois ela contém silício, que protege a integridade dos nutrientes até chegarem à pele.

Roberto ainda explica que esses alimentos devem ser consumidos regularmente por um período mínimo de um mês. “Esse período é o intervalo de tempo em que a pele se renova e que são visíveis os resultados de uma boa alimentação”, afirma.

Já a nutricionista Ana Paula Witte, acrescenta à lista de vegetais indispensáveis para manter a pele saudável na gestação o pepino, a cenoura e o abacaxi.

“O pepino é um regenerador celular, cicatrizante e diurético, além de conter vitamina C e ácido fólico (que participa da formação do sistema nervoso do feto). A cenoura dá tonicidade à pele, que ajuda a evitar a flacidez, e o abacaxi, além de anti-inflamatório, previne espinhas e alergia, aumentando a firmeza dos tecidos da pele”, ensina.

pele saudável na gestação

Ela acrescenta também o abacate, que favorece a hidratação da pele, possuindo vitaminas do complexo B e óleos essenciais; e a uva, que é antioxidante, evita o envelhecimento precoce e tem função diurética e laxativa, fazendo melhorar a função hepática e digestiva.

Outra dica preciosa de Ana Witte para quem quer manter a pele saudável na gestação é não se descuidar da água. Sim, ela é super necessária nesse processo, pois evita o envelhecimento precoce e ainda fornece importantes minerais.

filhos&tal

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *