Educação

Após resultado do Enem, MEC antecipa inscrição para o Sisu Anteriormente prevista para começar em 29 de janeiro, agora, a inscrição para o Sisu inicia dia 23, seguindo até o dia 26

 | 

Atenção pais e mães com filhos em idade de entrar na faculdade! Após divulgar, com um dia de antecedência, o resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2017, o Ministério da Educação (MEC) também decidiu antecipar o início do período de inscrição para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

Anteriormente prevista para começar em dia 29 de janeiro, agora, a inscrição para o Sisu inicia dia 23, seguindo até o dia 26.

Lembrando que os estudantes podem usar o resultado do Enem em processos seletivos para vagas tanto no ensino superior público – pelo Sisu -, quanto para bolsas de estudo em instituições privadas, pelo ProUni (Programa Universidade para Todos), além de poder obter acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Leia também: Novas regras do Fies limitam acesso de estudantes pobres à universidade

Para consultar o resultado do Enem, os estudantes podem acessar a Página do Participante, na internet. É necessário informar o número do CPF e a senha cadastrada no momento da inscrição.

De acordo com o ministro da Educação, Mendonça Filho, o motivo da antecipação do período de inscrição para o Sisu foi apenas “saciar a ansiedade” dos candidatos.

O cronograma das demais seleções da pasta, como o ProUni e Fies, segundo ele, permanece inalterado.

Como funciona o Sisu?

inscrição para o Sisu

Para começar, o sistema possui uma única etapa. Ao efetuar a inscrição para o Sisu, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes. O candidato também deve definir se deseja concorrer a vagas de ampla concorrência, a vagas reservadas de acordo com a Lei nº 12.711/2012, de 29 de agosto de 2012 (Lei de Cotas) – alterada pela Lei nº 13.409, de 28 de dezembro de 2016 – ou a vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições.

Durante o período de inscrição para o Sisu, o candidato pode alterar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.

Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem e eventuais ponderações (pesos atribuídos às notas ou bônus).

Serão considerados selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo Sisu em cada curso, por modalidade de concorrência. Caso a nota do candidato possibilite sua classificação em suas duas opções de vaga, ele será selecionado exclusivamente em sua primeira opção.

Será realizada apenas uma chamada para matrícula. Os candidatos selecionados terão um prazo para efetuar a matrícula na instituição e, desta forma, confirmar a ocupação da vaga.

Para detalhes, acesse a página do Sisu neste link.

Com informações da Agência Brasil

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *