Moda

A roupa do batizado: saiba o que usar e como vestir seu bebê

 | 

Independentemente de ser ou não o primeiro filho, uma das ocasiões mais importantes após o nascimento de uma criança, sem dúvida, é o batismo. Por isso, muitas mamães ficam na dúvida sobre como vestir a criança e sobre o seu próprio look para o grande dia. Mas não é uma tarefa difícil escolher a roupa do batizado, já que hoje muitos conceitos de moda foram quebrados; só não se pode esquecer o bom senso e o que é realmente adequado para esta ocasião.

Tradição

batizado real

Seguindo a tradição real, o príncipe George e a irmã Charlotte usaram a mesma roupa em seus batismos

Segundo a tradição, o bebê deve estar vestido com mandrião – modelo semelhante para meninos e meninas -, que é uma espécie de vestido longo e branco, geralmente de cambraia de algodão ou linho com detalhe de bordado ou nervura.

Mas, nos últimos tempos, essa tradição tem sido esquecida. Algumas mães optam por um macacãozinho macio e confortável e outras optam pelo vestido, dependendo do sexo da criança. Para acompanhar, o ideal é que seja usado um xale branco de tecido macio, sem exageros.

roupa do batizado mães

Os tons pasteis sempre dão um toque de elegância aos looks

O que não se pode esquecer é que a beleza toda se resume ao bebê, não enfeite demais a criança com tiaras, presilhas, broches, laçarotes, bonés ou qualquer outro tipo de acessório grande. Na verdade, quanto menos adereços, melhor. O principal é deixar o bebê confortável para esse dia tão especial.

Já as mães não necessariamente precisam usar um look combinando com a roupa da criança, mas preferencialmente devem optar por tons claros e nada muito decotado, curto ou transparente. Afinal, a cerimônia será dentro de uma igreja. Conselho que deve também ser seguido pelas madrinhas.

batizado

Claudinha vestiu seus bebês com roupas bem confortáveis

Muitas famílias optam pelo mandrião porque a tradição é usar o mesmo em todos os irmãos, e passá-lo para outros bebês da família, guardando-os para filhos e netos. Segundo a tradição, deve-se ainda bordar o nome de cada bebê que o usou no forro do vestido.

roupa do batizado para madrinhas

O cumprimento dos vestidos pode variar, dependendo da hora do evento

 

Karen Leão
Jornalista e consultora de imagem
www.karenleao.com.br

 

+dica de moda; moda para batizado; +roupa do batizado

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *