Lazer

Saiba o que colocar na mochila para a colônia de férias das crianças

 | 

As férias de meio do ano chegaram e, como nem sempre é possível viajar, papais e mamães já estão preparando os filhotes para participarem da famosa colônia de férias. Mas o que não pode faltar na mochila das crianças que vão passar boa parte do dia fora de casa e cheias de atividades recreativas?

Pensando nesses cuidados, os organizadores desses passeios recreativos sempre orientam os responsáveis, no momento da inscrição, sobre o que suas crianças devem levar para as atividades. Alguns itens são indispensáveis e não podem faltar na mochila de quem vai para a colônia de férias.

Leia também: Dez opções para se divertir e comer bem com os filhos em Manaus

A lista não para apenas nos produtos de higiene pessoal, mas passa também por roupas para o dia a dia, para banho, peças íntimas e calçados. Outra dica importante, especialmente para os marinheiros de primeira viagem, é identificar cada pertence das suas crianças com os nomes completos.

“É necessário que cada criança leve, no mínimo, duas mudas de roupa par cada dia, contendo shorts, camisas e peças íntimas, tênis, sandálias, escova e creme dental, pente, sabonete, toalha e outros itens para higiene pessoal. Além disso, os pais devem sempre colocar na mochila o protetor solar, que é primordial para as crianças, principalmente nas atividades ao ar livre”, afirma o recreador da colônia de férias do Serviço Social do Comércio no Amazonas (Sesc-AM), Nilthon Montenegro. Ele acrescenta que sempre no final das atividades recreatiavas realizadas pela instituição, as crianças fazem uma grande confraternização.

colônia de férias 5

No Centro Educacional Século, as orientações sobre as atividades na colônia de férias também são dadas no momento da inscrição. Os responsáveis devem fornecer, ainda, informações pessoais da criança, como se sabe nadar, se utiliza algum medicamento, algum tipo de alergia, entre outras questões.

Para a coordenadora de eventos da unidade de ensino, Karla Soares, outra recomendação para quem vai levar os pequenos para uma colônia de férias é sempre colocar na mochila uma roupa confortável. “Assim, a criança vai ficar livre para aproveitar, se divertir mais com as brincadeiras e acompanhar à vontade a programação proposta para cada dia”, ressalta.

Leia também: Os principais lançamentos de filmes infantis em 2018

Para a especialista em educação, diretora de ensino e gestora do Centro Educacional Século, Nívia Carvalho, as atividades de férias são pensadas para driblar o tempo ocioso das crianças durante as férias. “As crianças e os adolescentes ficam em casa hipnotizados com a televisão e videogames. Quando essas atividades são realizadas desenfreadamente e durante dias seguidos, eles retornam à sala de aula com a mente condicionada à essas funções, o que acaba prejudicando o processo de absorção do conteúdo escolar”, explica.

Empolgação e precaução com o local da colônia de férias

Com apenas 3 aninhos, Maria Isabel Chaves vai participar da sua sétima colônia de férias. De acordo com a mamãe Jeane Glay, a pequena gosta muito das atividades recreativas. “Ela fica bem entusiasmada porque, além de estar com os coleguinhas, participa de muitas brincadeiras. É puro lazer para ela”, conta. “Maria também se empolga bastante porque ela pode ir fantasiada todos os dias. Ela adora fantasias”, complementa.

colônia de férias 4

Prestes a completar 4 aninhos, a pequena Maria Isabel é veterana em colônia de férias e adora ir fantasiada – foto: arquivo pessoal

Mas para que tudo seja realmente divertido para a garotada, os pais também devem tomar algumas precauções. Jeane Glay, por exemplo, procura verificar as instalações do local onde vai ocorrer a colônia de férias, e se inteirar sobre grade de programação, alimentação a ser oferecida, entre outras questões. “Me certifico da segurança em relação ao local, número de crianças em cada turma e também busco saber se os monitores estão qualificados e aptos a cuidar dos pequenos”, ressalta.

As quatro netinhas de Solange Lima também costumam participar de colônias de férias, sendo uma delas na escola e as outras três na igreja que frequentam. “No começo, as mais velhas, por não saberem como era, choravam para não ir. Mas agora, elas esperam ansiosamente pelas pelo mês de julho. Elas dizem que é um jeito de não sentir tanta saudade dos amiguinhos”, diz a vovó coruja achando graça.

Solange conta que as próprias meninas arrumam tudo na mochila. “Como elas já são veteranas, tirando a mais novinha que só tem três anos, as outras já sabem tudo o que elas devem levar e deixam tudo separado, só esperando a hora de sair de casa. São bastante organizadas e precavidas e não esquecem nem desodorante e perfume”, destaca.

Diversão e entretenimento para quem precisa se movimentar

A colônia de férias é uma alternativa para quem não quer deixar os pequenos parados em casa ou ‘pendurados’ em equipamentos eletroeletrônicos como celulares e videogames. Diversão e entretenimento estão sempre garantidos em clubes e até nas escolas que oferecem o serviço nessa época do ano. Confira algumas das opções em Manaus.

colônia de férias 3

Colônia de férias do Centro Educacional Século

A programação vai acontecer entre 2 e 13 de julho, na sede da instituição, localizada na avenida Coronel Teixeira, 4371, bairro Ponta Negra, Zona Oeste, e atende tanto ao público interno quanto externo. As atividades buscam promover a integração das crianças de forma prazerosa e educativa, com música, esporte, jogos e diferentes brincadeiras. Outras informações sobre a colônia de férias podem ser obtidas pelo telefone (92) 3211-3953 ou no site: http://seculomanaus.com.br/site_/formulario-colonia-de-ferias/.

colônia de férias 2

Colônia de férias do Sesc

De 6 a 13 de julho, das 13h30 às 17h30, o Sesc-AM realizará mais uma edição do projeto Educultura com programação especial para as férias infantis. As atividades acontecerão na unidade Cidade Nova e o público-alvo são crianças de 6 a 10 anos. As inscrições podem ser feitas nas unidades Balneário, localizada na avenida Constantinopla, 288, Alvorada; Cidade Nova, localizada na rua Visconde Itanhaém, 94; ou Centro, na rua Henrique Martins, 427. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3649-3750.

Colônia de férias do Centro Educacional e Berçário Aquarela do ABC

A colônia de férias da unidade ensino vai de 9 a 20 de julho, com atividades como futebol de sabão, teatro, danças, oficinas criativas e cinema, entre outras. Podem participar alunos e público externo. As inscrições encerram no próximo dia 6. Para mais informações, basta ligar para 3304-7688.

Alyne Araújo
filhos&tal

1 Comment

  1. Pingback: Atrações para a garotada não ficar parada nessas férias escolares

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *