Moda

Sandália ou sapatinho? Como calçar os filhos em cada ocasião

 | 

Os filhos são os acompanhantes mais assíduos dos pais em quase todas as ocasiões, e, muitas vezes, eles são as figuras principais em diversos eventos, como aniversários, passeios infantis, dentre outros. Uma preocupação, especialmente das mamães, é como arrumar os filhos em cada ocasião, desde um passeio no shopping, festas infantis, ou até eventos mais formais, como casamentos e batizados. Na hora de montar o look, o calçado é uma das peças principais, por isso é comum surgir a dúvida: sandália ou sapatinho?

Leia também: Falar com a criança é mesmo a melhor forma de incentivar a linguagem?

A resposta para isso vai depender de diversos fatores, desde o ambiente onde o evento será realizado até as atividades que as crianças vão participar no local. Entretanto, a confortabilidade deles é o fator fundamental e sempre deve ser o primeiro ponto a ser considerado na escolha.

A consultora de imagem Karen Leão, que se especializou em cursos profissionalizantes para atuar na área, conversou com o Filhos&Tal para esclarecer essas dúvidas. Ela ressalta que a questão do conforto deve ser pensada tanto no momento de calçar bebês quanto crianças mais crescidas. Para ela, os pais devem vestir e calçar os filhos de acordo com a idade deles e em como eles vão se sentir à vontade na ocasião.

“Uma coisa muito comum que a gente vê é sandália e sapatinho perdidos, porque, às vezes, os pais colocam um número maior que o número da criança. Por isso, é sempre importante olhar para essa questão do conforto”, explica.

como calçar os filhos - sandalinhaAs famílias dispõem, hoje em dia, de diversas marcas que se preocupam com o conforto das crianças, sem deixar de lado o estilo do calçado e sua essência para todo tipo de evento. A consultora de imagem conta que uma sandália pode não ser adequada para eventos mais formais, como é o caso de um casamento, mas que pesquisar uma boa marca para comprar o produto pode ajudar na hora da escolha.

“Muitas marcas estão se preocupando com a questão do conforto e fazer calçados mais confortáveis, até mesmo os fechados. Então existe essa possibilidade de você estar com a criança alinhada no traje pedido, com aquele vestidinho de festa, e com o sapato confortável, do tamanho da criança, porque tudo isso influencia”, orienta.

Material

Outro ponto que preocupa os pais em como calçar os filhos é de leva-los para ambientes mais quentes, e, quase sempre, a primeira ideia é usar uma sandália. Porém, há casos que essa opção pode ser um problema, caso o material do produto não seja bom, ou com o elástico apertado demais, e isso tira todo o conforto da criança.

Karen Leão afirma que o material do calçado também é um dos fatores mais importante na hora de escolher, porque ele impacta diretamente no conforto do pequeno, e relembra que isso vai depender da marca do produto. “As marcas infantis estão se adequando mais a esse tipo de necessidade, pois, hoje, o consumidor é bem mais exigente. Então, é importante ficar de olho em um material de qualidade. Por exemplo, o plástico é um material que esquenta muito, e às vezes as sandálias de plástico têm um material interno que machuca um pouco”, orienta a consultora.

como calçar os filhos 1

No caso de crianças menores ou bebês, os pais podem observar se o calçado agrada a criança de acordo com a reação dela, já que a maioria ainda não consegue explicar. Nos casos de incômodo, elas começam a chorar, e às vezes até tiram e jogam o sapatinho, e isso pode ser causado pelo material e tamanho inadequado.

Segurança

Conforme Karen Leão, é importante observar as várias fases de vida da criança para decidir como calçar os filhos, ou entre sandália ou sapatinho. No caso de crianças que estão aprendendo a andar, a dica é observar se a sandália não vai sair o pé e fazer com que ela caia, e verificar se está justa, do tamanho certo, para permitir que ela ande, brinque e até corra com segurança. “Além das sandálias, existem os sapatos de couro e também os tênis infantis que podem ser usados como alternativa”, diz.

Karen destaca que uma dica importante, que pode até ser aplicada por adultos, é o cuidado com o ambiente onde a criança vai estar, já que calçados abertos podem deixar o pé vulnerável para possíveis arranhões ou machucados. “No geral, tem que ver se elas vão estar sendo bem observadas, se estão em um parque. Em um ambiente que não é muito climatizado ou que seja muito quente, pode sim usar sandália, mas sempre observando esses fatores externos”, ressalta.

como calçar os filhos - sandalinha

Respeito a fase da criança

Crianças maiores já conseguem optar pelo calçado que prefere usar, seja sandália ou sapatinho, mas a atenção dos pais em relação a essa escolha deve ser redobrada. Com a criança menor de até 2 anos, as famílias ainda têm total domínio sobre o que ela usa, e os pais acabam pensando sempre na questão do conforto. Porém, conforme Karen Leão, os maiores podem querer ousar demais.

Leia também: Dicas para transformar quarto de criança em quarto de adolescente

“Um exemplo que eu posso dar é o da menina de aproximadamente 10 anos que usam salto alto. Na minha opinião, ela não tem que estar andando de salto alto, até por causa da questão de saúde mesmo. Ela ainda não está com tudo formado e isso pode trazer alguma lesão ou alguma contusão. As meninas já gostam de se vestir como adultas, e tem mercado para isso”, enfatiza.

Traje

Muitas vezes, alguns eventos exigem que os convidados compareçam com trajes adequados, principalmente aqueles mais formais, mas, hoje, muitas coisas são permitidas. Karen conta que, geralmente, um casamento já pede que você e sua família estejam com um traje mais social, um traje de gala, e um sapatinho de couro pode ser a solução para os pequenos.

Alguns pais se arriscam mais, aqueles mais fashionistas, e muitas vezes mandam até encapar o calçado da criança com o mesmo tecido que o vestido. “Hoje em dia, as pessoas se sentem mais livres para utilizar o que gostam. Geralmente, o filho é um reflexo do pai. Se a mãe é muito fashion, lógico que ela vai tentar, com criatividade, fazer um look mais original para a filha, e isso é possível sim”, conta.

como calçar os filhos 2

A consultora de imagem Karen Leão deu algumas dicas para ajudar os pais a decidir melhor como calçar os filhos para cada ocasião. Confira:

Aniversários: Se for um aniversário com ambiente aberto, com piscinas, a sandália é muito mais adequada. Se for em um ambiente onde há competições, brincadeiras com crianças, fica mais interessante usar um tênis ou um sapatinho fechado. Hoje existe a possibilidade de usar ‘mocassins’, que é um modelo de sapato fechado, mais fashion.

Casamento: Se for um casamento mais social, com traje sofisticado, o pedido pode ser um sapatinho de couro para as meninas e para os meninos. Como pede uma roupa mais fina, é importante que o sapato acompanhe a roupa, e além de optar pelo couro, pode escolher uma cor que harmonize com a roupa.

Passeios: Como é uma atividade mais informal, a escolha pode ser a sandália. Os tênis e os mocassins também são adequados para esse tipo de ocasião. Nesses casos, tudo vai depender do material, que podem ser mais esportivos ou até sofisticados também. O sapatinho pode ser deixado no armário.

Victor Cruz
filhos&tal

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *