Cuidado Infantil

Semana de Aleitamento Materno em Manaus vai ter mamaço na Ponta Negra

 | 

Como ocorre em mais de 150 países, tem início neste dia 1º de agosto no Brasil a Semana Mundial de Aleitamento Materno (Smam). Em Manaus, órgãos de saúde e assistência social do Estado e município, em parceria com instituições da sociedade civil organizada, prepararam uma extensa programação voltada à conscientização sobre a importância da amamentação exclusiva, incluindo um mamaço, dia 5 de agosto, que promete reunir centenas de mãezinhas e seus bebês na Ponta Negra.

Leia também: Contato pele a pele entre mãe e bebê estimula produção de leite materno

Esta é a 18º edição da Smam, promovida em escala global pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e tem como tema ‘Aleitamento materno: a base da vida’, definido pela Aliança Mundial para Ação em Amamentação (Waba, sigla em inglês). De acordo com a rede internacional, “em um mundo repleto de desigualdades, crises e pobreza, a amamentação é o alicerce da boa saúde ao longo da vida para crianças e mães”.

Todos que apoiam a amamentação estão convidados para a Hora do Mamaço na Ponta Negra

A programação em âmbito mundial segue até o dia 8 de agosto, mas em algumas cidades brasileiras, como Manaus, se estende por todo o mês, o chamado Agosto Dourado, com a promoção de inúmeras atividades destinadas ao esclarecimento sobre tudo que envolve a amamentação.

“Além de eventos que já se firmaram no calendário da ação, como a Hora do Mamaço e o Festival da Semana do Bebê, nós teremos atividades diversas em todas as maternidades da capital, assim como na UBS´s (Unidas Básicas de Saúde)”, conta a enfermeira Ivone Amazonas Marques, chefe do núcleo de saúde da criança e do adolescente da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Leia também: Cadeirinhas para bebês nos supermercados: todo cuidado é pouco, saiba porquê

Conforme ela, o intuito da Waba é “motivar ações para promover a amamentação como parte das estratégias de nutrição, segurança alimentar e redução das desigualdades”, por isso, “todos temos um papel importante a desempenhar para garantir o crescimento, desenvolvimento e sobrevivência de todas as crianças ao redor do mundo”.

mamaço - Pixabay

Mamaço na Ponta Negra
Integrando a programação nacional da Smam, teremos no Brasil a 7ª edição da Hora do Mamaço, cuja tema em 2018 é ‘Educando as Futuras Gerações para o Aleitamento Materno’. Em Manaus, o evento acontece às 8h, na orla do complexo turístico da Ponta Negra, tendo como cenário o majestoso rio Negro.

A expectativa dos organizadores é reunir pelo menos 100 mulheres com bebês, além de seus acompanhantes e demais atores sociais envolvidos no processo de valorização do aleitamento materno.

“A ideia é reunir nesse espaço todos que apoiam a amamentação, não apenas as mães lactantes, mas também os pais, homens que não são pais, mulheres que não são mães, profissionais e estudante de saúde, e quem mais quiser participar como incentivador da amamentação, incluindo crianças”, esclarece a organizadora do evento em Manaus, Alessandrine Silva.

Leia também: Mães empreendedoras: os desafios de quem vive entre fraldas e negócios

Ela destaca que um dos objetivos desta edição do Mamaço é justamente envolver as crianças, para que esta geração que já nasceu num mundo em que se promove o aleitamento, ou seja, que foi amamentada, “possa sempre perceber a amamentação como algo natural, de relacionamento entre mãe e bebê, de família, e que não tenha tabus sobre isso como, infelizmente, gerações anteriores possuíam e possuem”. Para Alessandrine, essa geração e as que dela descenderão são fundamentais para mudar a cultura atual que se tem sobre aleitamento materno em todo o país.

“A amamentação ajuda a prevenir todas as formas de desnutrição e tem efeitos positivos para crianças e mães durante toda a sua vida. É uma intervenção ambiental inteligente que contribui para a segurança alimentar, mesmo em tempos de crise”, avalia.

amamentação - Pixabay

Programação da Hora do Mamaço
O mamaço será aberto com uma discussão sobre a temática proposta para este ano, com reflexões tanto dos organizadores como dos secretários de saúde do Estado e município, e depois seguirá com apresentações artísticas, envolvendo música e declamação de poemas sobre aleitamento materno.

A seguir será a fala do representante do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e o encerramento do evento com um super show de recreação infantil da companhia Brincando no Ateliê, especializada em brincadeiras para crianças.

Leia também: Aleitamento Materno: a base da vida; começam preparativos para a Smam

Fechando a programação, o momento mais esperando do evento, que é a foto oficial da Hora do Mamaço em Manaus. O clik será dos fotógrafos da empresa Retrate Vida, também apoiadora da ação. “Essa imagem para a página oficial da Hora do Maçamo nacional do Facebook”, reforça Alessandrine Silva.

“Todos estão convidados a participar, não precisa de nenhum tipo de inscrição, é só chegar e aproveitar”, reitera a engajada mamãe.

Yndira Assyag
filhos&tal

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *