Lazer

Semana do Meio Ambiente – diversão para toda a família no Bosque da Ciência

 | 

Em alusão a Semana do Meio Ambiente, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) realiza, entre os dias 5 a 10 de junho, no Bosque da Ciência, programação com atividades para toda a família. O objetivo é chamar a atenção tanto das crianças como dos adultos para o tema da campanha deste ano: ‘Acabe com a poluição plástica’. O evento é gratuito e o Bosque da Ciência está localizado no bairro Petrópolis, zona sul de Manaus.

Leia também: Dez opções para se divertir e comer bem com os filhos em Manaus

Serão brincadeiras de pinturas e charadas, jogos de educação ambiental do Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea), visitas guiadas e a participação dos visitantes na alimentação dos jabutis e tartarugas da Amazônia no Centro de Estudos de Quelônios da Amazônia (Cequa) – o primeiro centro do mundo especializado em estudos de quelônios de água doce.

Semana do Meio Ambiente _Foto _INPA

De acordo com a coordenadora de Extensão do Inpa, a pesquisadora Rita Mesquita, as atividades no Bosque da Ciência, na Semana do Meio Ambiente, tratarão das consequências da poluição plástica sobre a vida de todos. Conforme a Organização das Nações Unidas (ONU), aproximadamente oito milhões de toneladas de plásticos vão parar nos oceanos todos os anos. O organismo estima que se continuar assim, em 2050, haverá mais plástico no mar do que peixe. A campanha da ONU #MaresLimpos pelo fim da poluição dos oceanos por plásticos é a maior da história.

Leia também: Deixar as crianças se ‘arriscarem’ pode contribuir com a saúde e criatividade delas

“Pretendemos fazer o visitante refletir sobre as consequências de suas atitudes e pensar sobre como ele pode ajudar a preservar a vida na terra”, disse Mesquita. “Este é o caso quando mostramos ao visitante a alimentação das tartarugas e jabutis, ou os tanques de peixe-boi, pois nos rios e oceanos este é um dos grupos mais afetados pela ingestão de grandes quantidades de plástico descartado de maneira indevida em nossas águas, e que leva os animais a deformações, doenças e morte. Sem falar da caça ilegal”, ressaltou.

Bosque da Ciência - Peixe-Boi_INPA

A Semana do Meio Ambiente também terá uma atividade com os visitantes para conhecer as plantas do Bosque da Ciência.

O pesquisador do Inpa, o botânico Cid Ferreira, descobridor da Coccoloba, a maior folha do mundo, afirma que a maioria dos visitantes do Bosque da Ciência se surpreende com as riquezas naturais que esse importante fragmento na zona urbana de Manaus possui.

Durante esta Semana do Meio Ambiente será realizado, ainda, um ciclo de palestras. Dentre os assuntos a serem debatidos estão: ‘A química de água e classificação de rios da bacia amazônica’, com pesquisador colaborador Eduardo Rios Villamizar, que ocorre na quarta-feira (6); e ‘Ecossistema Ripário’, com a pesquisadora do Inpa Ana Rosa Tundis Vital, na quinta-feira (7). Ambas as palestras acontecem às 10h.

A lista com a programação completa das atividades da Semana do Meio Ambiente no Bosque da Ciência está disponível no Facebook da instituição: https://www.facebook.com/bosquedaciencia.inpa/ 

Sobre o Bosque
Localizado na zona urbana de Manaus, na rua Bem-te-vi, s/nº, Petrópolis, zona sul da cidade, o Bosque da Ciência, no decorrer dos anos, tornou-se também uma opção de lazer e turismo de natureza. O espaço tem uma variedade representativa de elementos da Amazônia (fauna e flora) e da cultura da região, por meio da exposição permanente da Casa da Ciência, das atividades no Paiol da Cultura e das várias etnias que expõem artesanatos na Maloca Indígena.

Funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 16h (portaria), e sábado e domingo, das 9h às 17h, com entrada até uma hora antes. O ingresso custa R$5, mas crianças até 10 anos e idosos a partir de 60 anos não pagam, além das visitas de grupos escolares agendados. Interessados podem acessar o site para agendamento.

Com informações da assessoria
filhos&tal

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *