Bem-estar

Vacinar é proteger quem você ama. Campanha de multivacinação começa dia 11

 | 

Com tatos vírus, fungos e bactérias que rondam as nossas crianças, uma das melhores formas de prevenir que elas sejam vítimas desses perigosos agentes é, sem dúvida, mantendo em dia o seu calendário de vacinação. Por isso, se você perdeu alguma vacina importante para a saúde do seu filho ou filha não perca a próxima campanha de multivacinação, que começa na próxima segunda-feira (11).

Em Manaus, a abertura da ação nacional acontecerá às 10h, na Unidade Básica de Saúde Theodomiro Garrido, no bairro Colônia Oliveira Machado, zona sul da cidade. O objetivo maior é atualização de caderneta de vacinação que quem perdeu alguma dose, por isso a campanha se estenderá até o dia 22 de setembro, nas 182 salas de vacinação das unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Já o ‘Dia D’ de mobilização nacional, estabelecido pelo Ministério da Saúde, acontece no sábado (16), mas você não precisa esperar até lá para garantir a dose que falta à sua criança.

campanha-vacinação

Vacinar é proteger quem você ama – fotos: divulgação

A multivacinação é uma estratégia que o Programa Nacional de Imunização (PNI) vem adotando com a finalidade de atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes com atraso em esquemas vacinais. Neste ano, a campanha irá trabalhar crianças à adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias).

“Normalmente, os adolescentes têm uma maior resistência a se vacinar e muitos pais acreditam que não há necessidade de imunizar os seus filhos nesta faixa etária. No entanto, com a evolução do Calendário Nacional de Vacinação nos últimos anos, muitas vacinas necessitam ter doses de reforço nesta faixa etária ou passaram a ser incluídas no Calendário, como é o caso da vacina HPV e Meningocócica C”, explica o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

Resgatar a população não vacinada ou com esquemas de vacinação incompletos, tanto na infância como na adolescência, visa melhorar as coberturas vacinais e assim manter controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças imunopreveníveis no Brasil.

A Semsa vai disponibilizar as 16 vacinas preconizadas no Calendário Nacional de Vacinação, nas 182 unidades de saúde com sala de vacina durante o período da campanha. No dia ‘D’ (16.09), as unidades de saúde estarão abertas das 8h às 12h, com três mil profissionais para atingir o objetivo da campanha.

Então, se algum dos seus filhos perdeu uma vacina importante, não perca essa oportunidade de imunizá-lo. Afinal, vacinar é proteger quem você ama.

Redação Filhos&Tal
Com informações da assessoria

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *