Lazer

Vai viajar com as crianças nas férias? Confira dicas para tornar o passeio muito mais prazeroso

 | 

Viajar com as crianças nas férias é tudo de bom. Quando as aulas terminam, elas ficam cheias de planos para o período longe da escola e os pais, ‘doidos’ para sair da rotina, também costumam ‘embarcar’ na onda e sair da cidade com a garotada para espairecer. Afinal, descansar em família é tudo de bom e um verdadeiro sonho para muita gente que passa o ano todo almejando alguns dias de folga e lazer.

Mas, para que o passeio não se torne um ‘pesadelo’, é preciso alguns cuidados antes e na hora de fazer as malas, principalmente quando se tem criança pequena ou mais de uma criança para levar.

Bem, claro que, se você pensou na viagem com antecedência, as passagens já estão compradas e o destino escolhido, o que é muito bom. Mas, se resolveu de última hora, a dica para que todos fiquem satisfeitos é reunir a família e decidir em conjunto para onde ir, especialmente se as crianças já estão em idade de opinar. Assim, há mais chance de todos ficarem satisfeitos.

A segunda dica é fazer uma pesquisa rápida na internet e procurar se informar mais sobre o lugar a ser visitado, sobretudo por conta do clima, que influencia diretamente no tipo de roupas e calçados que se deve levar. As opções de lazer e o valor médio de gastos em cada uma é outra coisa a se pesquisar antes de viajar com as crianças, para não passar ‘perrengue’ na hora de pagar a conta ou deixar as crianças frustradas por não poderem ir em determinado lugar.

Quanto ao que levar dentro da mala ou como bagagem de mão, isso vai depender do modal de transporte a ser usado e você pode conferir mais dicas sobre este assunto, especificamente, neste vídeo do canal Filhos&Tal no Youtube.

Já em relação aos cuidados, pessoais e à saúde das crianças, quem nos traz as dicas é a da Dra. Patrícia Filgueiras dos Reis, pediatra do Docwaym, que faz alguns alertas importantes. “É bom fazer uma consulta antes das viagens, verificando inclusive as vacinas do cartão da criança e atualizando as que possam estar atrasadas, indicando-se aquelas que possam ser necessárias, de acordo com o destino escolhido para a viagem”, orienta.

Outra medida recomendada pela especialista é o ‘kit de medicamentos para viagem’ com anti-térmicos, anti-alérgicos, anti-emético, repelente, protetor solar, antissépticos tópicos e curativos adesivados. Se a criança portar algum problema de saúde, assegurar que seu tratamento completo também embarcará na sua bagagem.

“Dependendo da gravidade do problema, também é recomendável levar um relatório do médico que a acompanha para orientação a outro serviço médico, caso ela venha necessitar – as receitas das medicações em uso também devem ser portadas”, explica.
Dra. Patrícia lembra ainda do uso do protetor solar, que deve ser reaplicado a cada 2 horas nas crianças. A escolha do melhor protetor solar deve ser feita de acordo com o tipo de pele de cada um e com a idade. E se a viagem for para áreas com mosquitos, não esquecer o repelente, já que muitas vezes a criança pode ser alérgica a picadas, o que pode acabar estragando o passeio.

“Se a viagem for de carro ou ônibus, é bom fazer algumas paradas, para que elas possam descansar e fazer suas necessidades fisiológicas. Nestes momentos, ofereça líquidos e alimentos leves. Providenciar algumas atividades de ‘passa tempo’ para os momentos de espera também ajuda a ter uma viagem mais tranquila”, detalha a pediatra.

E como último lembrete, os pais devem estar atentos às regras de segurança de cada local, bem como os riscos que podem oferecer (área rural, praia, metrópole, ecoturismo, esportes radicais). Isso é importante para poder orientar os filhos sobre o que irão encontrar e como proceder e orientar os filhos”, completa a especialista.

filhos&tal

+Passeio; +férias; +viajar com as crianças

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *