Cuidado Infantil

Você sabe dar banho em recém-nascidos? Aprenda o passo a passo

 | 

Algumas mães, principalmente as de primeira viagem, têm dúvidas sobre como proceder ao dar banho no recém-nascido. Isso porque, até os seis meses, é necessário seguir algumas instruções que vão garantir a segurança do bebê. De acordo com especialistas da área, esse momento realmente exige dos pais muita atenção e cuidado, como explica a consultora maternal Marcela Aureliano.
“Não é uma tarefa complicada, mas requer prudência, principalmente com os produtos que serão usados durante o banho. Eu recomendo somente os naturais, pois descartam as chances de o bebê ter qualquer tipo de irritação na pele, visto que nessa fase ela é bastante sensível. Outra dica é banhar o recém-nascido com água natural da torneira, sem precisar esquentar antes”, orienta a especialista.
Marcela afirma que não há problema algum em utilizar shampoo ou sabonete, desde que os produtos sejam destinados a recém-nascidos. “Essa é uma dúvida que atinge a maioria das mães, se pode ou não. Não gera nenhum risco à criança, porém, nos três primeiros meses, os pais devem optar por produtos de essência natural”, reforça.
A consultora também explica que os pais não precisam ter medo de usar cotonete para higienizar o ouvido do bebê. “É necessário fazer essa limpeza pelo menos três vezes por semana. O procedimento deve ser realizado com bastante delicadeza para não machucar ou causar desconforto à criança”, diz.
Para não haver erros durante o banho do pequeno, a especialista recomenda o seguinte passo a passo:

1- O ideal é o que o banho seja feito em uma banheira, mas, independente do local, aconselha-se utilizar até oito centímetros de água. Antes de iniciar o banho, é preciso separar toalhas e fraldas para, em seguida, agasalhar bem o bebê.

2- Não precisa ser algo demorado. Os recém-nascidos devem passar no máximo três minutos na banheira, pois sentem muito frio.

3- No caso de usar shampoo ou sabonete, o recomendável é enxaguar logo. Se a mãe não se sentir segura em fazer tudo sozinha, é bom pedir ajuda ao pai ou a outra pessoa.

4-É importante enfatizar que os bebês jamais podem ficar sozinhos na banheira. Portanto, esse momento deve ser feito em um horário que os pais estejam totalmente livres para dar a atenção necessária. De preferência no período da manhã ou tarde.

5- Assim que retirar o bebê da água, a mãe deve agasalha-lo imediatamente com uma toalha e secá-lo bem. Antes de vestir a roupinha, é necessário usar uma pomada de prevenção para assaduras, pois o uso de fralda descartável costuma causar irritações na pele. Existem várias pomadas apropriadas, que são bastante ricas em vitaminas e podem ser encontradas em farmácias.

Segundo a consultora maternal, não há problema em dar banhos no bebê todos os dias. “Alguns deles choram muito na hora, mas é devido ao frio que sentem. O bom é acostumá-los, pois acaba sendo um excelente relaxante. Eles ficam bem calminhos após o banho”, garante.

Bruna Amaral
Redação Filhos&Tal

 

1 Comment

  1. Pingback: Cólicas em recém-nascidos: muita calma nessa hora!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *