Beleza Materna

Os perigos de tentar voltar ao corpo de antes da gravidez logo após o parto

 | 

Voltar ao corpo de antes da gravidez, e de forma acelerada, é o desejo da maioria das mulheres que acaba de ter um bebê. Até porque algumas não têm tempo nem disposição para tratamentos longos, já que, com o nascimento da criança, a rotina dentro de casa tende a mudar completamente.

Mas, em face dessa ansiedade, é preciso ressaltar que o exagero nas atividades físicas durante o período do resguardo, e a pressa em voltar ao corpo de antes da gravidez logo após o parto, podem trazer alguns prejuízos, sobretudo à amamentação do bebê.

Isso porque o excesso de exercícios físicos, por exemplo, pode diminuir a produção de leite ou mesmo alterar seu sabor, fazendo com que o pequeno rejeite o alimento. Então, antes de começar a praticar qualquer atividade ou dieta, é importante consultar especialistas para uma avaliação.

Outro perigo está nos próprios movimentos de alguns exercícios, que, se feitos sem orientação, podem prejudicar ao invés de ajudar na saúde da mãe, especialmente as que passaram por cirurgia e precisam de um maior tempo de repouso.

A obstetra Letícia Muniz diz que, de um modo geral, as mulheres que tiveram o bebê de parto normal podem ser liberadas 15 dias depois (se tudo ocorreu sem complicações). “Nestes casos, elas podem iniciar as atividades com uma caminhada no início da manhã ou no fim da tarde, alongamentos, ioga, pilates e musculação leve”, orienta a especialista.

Leia também:
Grávidas podem usar salto alto?
Dez alimentos indispensáveis para manter a pele saudável na gestação

Nos casos de parto cesariana, a recuperação tende a ser mais demorada, logo o retorno às atividades físicas também ficará para um pouco mais tarde. “Nestes casos, a recomendação é de que só se volte a praticar atividades, de forma moderada e sem forçar o abdômen, após 30 dias. Depois desse período, a mulher pode fazer caminhadas e alongamentos de braços e pernas”, explica Letícia Muniz.

A obstetra orienta, ainda, que nos casos de parto cesáreo, somente entre 40 ou 60 dias, dependendo da recuperação de cada mulher, é que se permite outras atividades, como pilates, ioga, corrida e musculação leve.

voltar à boa forma de antes da gravidez

Cuidados

Voltar ao corpo de antes da gravidez requer alguns cuidados e cada corpo reage à sua maneira. O personal trainer Franco Lira explica que, se a mulher já era adepta de atividades físicas antes da gestação, o processo regenerativo dela é mais rápido e é possível que volte à boa forma mesmo sem ter retornado às atividades.

“As mulheres sedentárias tendem a ficar mais flácidas e por isso devem buscar o treinamento de força para reaverem o tônus muscular; com moderação, claro. Não deve ir com muita sede ao pote”, pondera.

Ele ainda diz que não há um exercício específico para voltar ao corpo de antes da gravidez. “O treinamento de força em si é adaptado para qualquer público que anseia iniciá-lo e deve ser feito em parceria com o profissional de educação física, que irá prescrever os exercícios respeitando a individualidade de cada um e de forma evolutiva”, comenta Franco.

“O ideal é sempre trabalhar globalmente e não uma área específica. Uma vez feito isso, o corpo reage em harmonia”, acrescenta o personal.

Alimentação

Mas, para voltar ao corpo de antes da gravidez, efetivamente, é preciso que haja a combinação de atividade física e alimentação saudável. O nutricionista Roberto Rocha orienta que as mulheres priorizem no cardápio alimentos ricos em água (frutas), proteína (carnes, ovos e leite), antioxidantes (frutas e vegetais) e em ferro (carnes e vísceras, leguminosas) sempre acompanhados de alimentos ricos em vitamina C, como as frutas cítricas.

“A dieta deve ser balanceada e conter todos os grupos de alimentos, principalmente o cálcio. No geral, não há restrições alimentares, exceto em casos especiais, como alergias e patologias especificas. Nos casos de mães que tiveram um quadro de risco na gravidez, como aquelas que desenvolveram diabetes gestacional, devem ser acompanhadas e receber um tratamento individualizado, para garantir aporte energético, sem que este eleve muito a glicemia”, orienta o nutricionista.

voltar à boa forma de antes da gravidez

Para voltar ao corpo de antes da gravidez, é preciso combinar atividade física e alimentação saudável

Estética

Os procedimentos estéticos também podem ajudar a mulher a voltar à boa forma após o parto. A fisioterapeuta Tallyta Brasil afirma que a drenagem linfática é muito recomendada no pós-parto, mesmo nos casos de cesariana. “Como o objetivo da drenagem linfática é justamente eliminar as toxinas, resíduos metabólicos e excesso de líquidos, os resultados desta técnica serão muito satisfatórios, desde que a mulher associe a drenagem com uma boa alimentação”, comenta a fisioterapeuta.

Tallyta ainda afirma que 45 dias depois do parto já é possível fazer a eletroterapia, eletrolipose, radiofrequência e criolipolise. “Com esses procedimentos, já vamos trabalhar a gordura localizada e a flacidez”, explica.

É importante lembrar que qualquer procedimento para voltar ao corpo de antes da gravidez, antes de ser iniciado, deve ser consultado e orientado por um profissional.

Édria Caroline
filhos&tal

Leia também sobre a importância da quarentena pós-parto

1 Comment

  1. Pingback: Flacidez vaginal pós-parto e incontinência urinária? Tratamentos a leser

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *