Lazer

13ª Mostra de Teatro do Amazonas tem espetáculos para toda a família

 | 

As famílias de Manaus que curtem as artes cênicas não podem deixar de prestigiar, a partir desta quinta-feira (6) até domingo (9), 13ª Mostra de Teatro do Amazonas, que conta com espetáculos diversificados para toda a família.

Com exibições em dois horários, às 10h e 20h, o evento acontece no Les Artistes Café Teatro, no Centro Histórico de Manaus, e comemora os 40 anos de atividades da Federação de Teatro do Amazonas (Fetam).

Leia também: Sumaúma Park Shopping dá largada à temporada de ‘arraiá’ em Manaus

Com apoio da Prefeitura de Manaus, a 13ª Mostra de Teatro do Amazonas reúne companhias e artistas já consagrados na cidade e também a nova geração de artistas que atuam na cena teatral local.

Para a edição comemorativa, a curadoria do evento, formada pelo diretor artístico, produtor cultural e presidente da Fetam, Tércio Silva, e pelo ator, diretor artístico e vice-presidente da Fetam, Wallace Abreu, selecionou oito espetáculos, com classificações infantojuvenil e adulto, todos de autoria local.

Segundo Tércio Silva, a seleção para a 13ª Mostra de Teatro do Amazonas buscou priorizar conteúdos que abordassem assuntos da atual situação do país, como política e relações sociais, além de abrir espaço a novos artistas.

Atividades formativas

Além dos espetáculos, a programação da 13ª Mostra de Teatro do Amazonas conta ainda com lançamento de livro e oficinas, com a participação de atores e diretores de companhias teatrais locais e nacionais. Todas as atividades serão realizadas gratuitamente no Les Artistes Café Teatro, das 14h às 17h.

Abrindo a programação, na quinta-feira, 6/6, acontecerá o lançamento do livro “Teatro e Resistência”, de Zemaria Pinto. Ensaísta, dramaturgo, crítico e poeta, Zemaria é formado em Economia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), onde também fez especialização em Literatura Brasileira. É mestre em Estudos Literários. Membro da Academia Amazonense de Letras desde 2004 e tem outros 13 livros publicados.

Leia também: Apadam realiza feijoada para ajudar construir sede própria dos Amigos do Down

Na sexta-feira, 7/6, será a vez da atuação do diretor, ator e cenógrafo amazonense Nonato Tavares, com a atividade “Teatro e Resistência”. Fundador da companhia de teatro Vitória Régia, referência de teatro em Manaus, a companhia é criadora de montagens marcantes no Teatro Amazonas como ‘A maravilhosa estória do sapo Tarô-Bequê’, ‘Tributo a Chico Mendes’, ‘Piquenique no front’, ‘O que era e o que não devia ser’ e ‘Papai cumpriu sua missão’.

No sábado, 8/6, a oficina “Processos e perspectivas do fazer teatral” terá a mestria da atriz, diretora e produtora de teatro Débora Dubois. Promovendo a constante inserção do universo brasileiro, tanto da dramaturgia como da música, Débora iniciou sua carreira teatral priorizando as exigentes plateias jovens.

Programação da 13ª Mostra de Teatro do Amazonas

Onde – Les Artistes Café Teatro – avenida Sete de Setembro, 377, Centro

Quanto – Gratuito

6/6 (quinta-feira)

19h – Lançamento do livro “Teatro e Resistência”, de Zemaria Pinto

20h – Cerimônia de abertura e homenagens

20h30 – “Quarto Azul”, do Grupo Jurubebas de Teatro

7/6 (sexta-feira)

10h – “O Palhaço de La Mancha”, da Cacompanhia de Artes Cênicas

14h às 18h – Oficina “Teatro e Resistência”, com Nonato Tavares

20h – “Caminhão a Galope”, da Panorando Produções

8/6 (sábado)

10h – “Interditado”, de Karine Magalhães

14h às 17h – Oficina “Processos e perspectivas do fazer teatral”, com Débora Dubois

20h – “Quantas Histórias Habitam Suas Memórias?”, da Espatódea Trupe

9/6 (domingo)

10h – “Algodão Doce”, da Cia. Arte em Movimento Zona Cultural

19h – “Ambrozhya e o Phantasma da Arte”, da Cia. Apareceu a Margarida (esta apresentação acontece exclusivamente no Teatro Gebes Medeiros – Av. Eduardo Ribeiro, Ideal Clube, Centro)

20h – “Helena”, do Ateliê 23

Com informações da assessoria

1 Comment

  1. Pingback: Sumaúma Park Shopping dá largada à temporada de 'arraiá' em Manaus

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *