Book de família

Sem balões e descartáveis: Amazônia é tema de festa infantil ecológica

 | 

Já imaginou uma festa infantil ecológica, sem uso de balões ou descartáveis, e ainda assim como uma decoração encantadora? Pois foi assim que a agrônoma Flávia Schimpl, 32, e o professor universitário João Cláudio, 32, comemoraram em Manaus os dois aninhos da filha Fernanda. Ela tem como um de seus animais preferidos a arara, uma das aves mais lindas da Amazônia, tema escolhido para a comemoração. Com criatividade, bom gosto e ajuda profissional certa, não foi difícil desenvolver o cenário perfeito para essa festa em meio à floresta amazônica.

Segundo a mamãe Flávia, apesar da grande repercussão midiática sobre as queimadas na Amazônia, o principal motivo para a escolha do tema inusitado foi o desejo de valorização da fauna e flora da região, assim como acontece com o tema Safari, da selva africana. “Seguindo perfis de decoradores e buffet no Instagram, me deparei com as festas de tema ‘Safari’ e pensei: por que não valorizar a nossa biodiversidade também?”, conta.

Flavia-Joao-pais-Fernanda-familia-festa-infantil-ecologica-amazonia

A comemoração celebrou as duas primaveras da pequena Fernanda – Fotos: Cláudio machado

Mesmo sem uma base anterior, já que o tema Amazônia era inédito para uma festa infantil, Flávia diz que não foi difícil fazer as adaptações necessárias partindo de outros temas já conhecidos.

“Entrei em contato com a Débora (da @pocketpartymanaus), e ela topou na hora. Como estava na moda a ‘festa tropical’, não seria muito difícil adaptar para a Amazônia. Só tiramos alguns elementos, como os flamingos e abacaxis, e adicionamos outros mais comuns a nossa fauna e flora”, detalha a mamãe ao portal Filhos&Tal.

Flávia acrescenta que Débora foi responsável pela mesa principal da festa, ocorrida no dia 04 de agosto desse ano, na área de eventos de um condomínio residencial, mas o restante da decoração foi toda pensada por ela, a partir de pesquisas.

Decoração e guloseimas com tema Amazônia

decoracao-festa-infantil-ecologica-amazonia

A mesa principal foi decorada com troncos de árvore, plantas nativas como samambaias e algumas espécies de bichos regionais em pelúcia, como arara, onça pintada e tartaruga, entre outros, sem deixar de lado a boneca indígena de feltro, para representar os povos nativos. Até mesmo os docinhos foram pensados para valorizar as cores da Amazônia e do Brasil, por isso os tradicionais brigadeiros foram coloridos em verde e amarelo.

Um painel atrás da mesa também ajudava na composição do cenário, com mais desenhos de animais nativos, como tucano, macaco e preguiça vivendo em harmonia na mata, reforçando a ideia de festa infantil ecológica.

Outro grande destaque desse aniversário com tem Amazônia, claro, foi o bolo, que retratava uma das principais estrelas da flora local: a icônica vitória-régia. Na ocasião, a flor das lendas amazônicas ainda foi incrementada com outros elementos da floresta, como árvores e animais.

Os centros de mesas para os convidados seguiam a mesma pegada, com animais nativos feitos em feltro. “Encontrei no site Elo7 uma pessoa que fazia essas confecções, e já havia modelos de animais da fauna brasileira. Só pedi para adaptarem o mico-leão-dourado para as cores do sauim-de-coleira, macaco encontrado na região de Manaus”, conta a mamãe Flávia.

Leia também: Temas de aniversário infantil masculino que mais fazem sucesso

Como lembrancinha, a meninada ganhou um sapinho de brinquedo artesanal que emite som, bem característico da cultura indígena. “Gostaria que fosse algo que remetesse à Amazônia, mas que pudesse ser divertido, barato e educativo. Com a escolha, acabamos contribuindo também com os artesãos”, detalha a mamãe.

A comida foi um show à parte. Todos os pratos foram feitos a partir da tradição gastronômica regional, e cada membro da família contribuiu com um prato típico. Entre as opções, pirarucu de casaca e risoto de pato no tucupi. Tudo serviço em pratinhos e taças de buffet, evitando os famosos ‘descartáveis’, que sem a destinação correta, muitas vezes, acabam poluindo o meio ambiente, o que em nada combina com uma festa infantil ecológica.

Mensagem positiva

De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o desflorestamento na Amazônia aumentou 29,5% entre 2018 e 2019, ameaçando a fauna e a flora dessa região que abriga a maior biodiversidade do planeta.

Para a mamãe Flávia é importante educar a filha a fazer a sua parte na preservação da floresta. “Como pais, pensamos que é preciso conhecer para proteger. Temos responsabilidade pelo lixo que geramos e pela degradação do meio ambiente, pelo estilo de vida que temos”.

Mesmo com dois anos, a filha Fernanda já ajuda na separação de lixo reciclável, em casa. “Ela tem dado indicação de que já entende essa dinâmica, porque sabe, por exemplo, que o papel é para ser jogado na lixeira verde.”

Além disso, a pequena está na fase de conhecer os animais. Para ajudar nesse pensamento de preservação, os papais levaram a filha a zoológicos da cidade de Manaus, como o do Bosque da Ciência e CIGS (Centro de Instrução de Guerra na Selva), para apresentar o peixe-boi, onça, tartaruga, e outros animais.

Na festa infantil ecológica da Fernanda, os convidados ficaram super curiosos com o tema, e muitas vezes questionaram os pais pela escolha. Flávia disse que quando alguém perguntava, ela explicava o motivo. “Ficou uma mensagem. As pessoas perceberam que dá para fazer uma festa bonita, com pouca decoração, sem descartáveis e ainda encher as crianças de docinhos”.

 

Waldick Junior

Especial F&T

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *