Educação

Cabaninha Faz de Conta: projeto visa estimular a leitura nos pequenos

 | 

Na era dos videogames, computadores e smartphones, estimular o hábito da leitura nos pequenos tornou-se uma tarefa cada vez mais desafiadora para os pais. Pensando nisso, o Mãos Pequenas Lounge Kids, em parceria com a livraria MVT, lançou o projeto Cabaninha Faz de Conta, a fim de despertar o gosto pela leitura na criançada.

A proposta central da Cabaninha Faz de Conta é levar aos pequenos uma literatura divertida, mostrando que não há limites para a imaginação, motivando-os a mergulhar de cabeça nas possibilidades do faz de conta.

Leia também: Estímulo às crianças pode ajudar o Brasil a criar novos leitores

A idealizadora do projeto Cabaninha Faz de Conta, Cilene Carvalho, contou ao Filhos&Tal que sentia falta, em Manaus, de atividades que não apenas estimulassem a leitura nas crianças, mas também desenvolvessem a capacidade de criação das mesmas.

“Há uma diferença entre apenas contar histórias e o ato da contação em si. Deveria ser algo dinâmico e divertido, mas, às vezes, os pais não conseguem criar essa atmosfera lúdica e a criança acaba vendo a leitura como algo entediante”.

cabaninha-faz-de-conta-estimula-leitura-das-crianças

Projeto visa estimular a leitura na criançada – fotos: Reprodução/ Instagram

A Cabaninha Faz de Conta pode ser montada em qualquer espaço da casa. Sala, quarto, jardim, e onde mais a imaginação da criança permitir. “Dessa forma, os pais estarão proporcionando aos filhos um momento de leitura mais alegre e prazeroso.”, ressaltou Cilene.

Os pais que tiverem interesse em apresentar o projeto aos seus filhos podem entrar em contato com os administradores do Mãos Pequenas e solicitar o aluguel da Cabaninha Faz de Conta. A partir disso, a livraria MVT entra em ação fazendo a curadoria dos livros que serão enviados, com temáticas de acordo com o gosto da criança. Por exemplo, caso seu filho ame bichinhos e a natureza, todos os livros enviados em seu kit terão essa temática.

A diária da Cabaninha Faz de Conta custa R$50 e os livros permanecem com a criança, mesmo após o término do aluguel. Ainda podem ser incluídos no pacote kits de complemento à leitura, onde as crianças poderão, junto aos pais, fazer fantoches dos personagens e outros acessórios, para tornar a leitura mais interativa.

Lunna Farias
Filhos&Tal