Beleza Materna

Como cuidar do rosto na gravidez, especialistas dão dicas

 | 

Como cuidar do rosto na gravidez? Essa é uma dúvida que assombra as gestantes, principalmente nos primeiros meses, quando tudo é novidade. Acne, inchaço e melasma são alguns dos problemas que podem incomodar bastante. No intuito de ajudar suas leitoras, Filhos&Tal conversou com especialistas e separou as melhores dicas para que continuem lindas durante a gravidez.

“Algumas mulheres podem ficar com a pele mais oleosa e com os poros mais dilatados, além do surgimento de acne. A ocorrência de manchas escuras (melasma) também é mais comum nessa fase, bem como o ressecamento e aumento da sensibilidade da pele do rosto”, observa a dermatologista Lívia Lima.

Melasma

Muito comum na gravidez, o melasma surge por conta dos hormônios da gestação, como melanotrófico. Ele é responsável por liberar a melanina, proteína que confere cor à pele. A exposição ao sol também facilita o surgimento de manchas escuras. Portanto, lembre-se de usar filtro solar de alta exposição, hidratante e guarda-sol.

A obstetra Elis Akamy destaca que a “coloração escura do melasma acontece, quase sempre, na face, mas pode acometer também os braços, pescoço e colo”. Por isso, caso suspeite estar acometida por melasma, não hesite em procurar um obstetra e pedir encaminhamento para profissional que possa realizar o tratamento adequado para o seu tipo de problema.

Inchaço anormal

Como cuidar do rosto na gravidez com todo o inchaço nessa fase? Apesar de assustar, esse aumento da dimensão do rosto é natural, principalmente em mulheres que fizeram tratamento com hormônios para engravidar ou têm a circulação prejudicada. É o caso de quem está acima do peso, esperando gêmeos ou no fim da gestação.

Leia também: Sarampo na gravidez: saiba os riscos e como evitar

No entanto, caso perceba o rosto mais inchado que o usual, não hesite em procurar um profissional, pois “pode ser sinal pré-eclâmpsia, uma complicação gravídica caracterizada pela pressão arterial elevada”, alerta a obstetra.

Acne

Uma grávida famosa que tem passado por isso é a cantora Marília Mendonça. Em vídeo postado no Instagram, a sertaneja se queixou das espinhas. “Pareço um Chokito”, comentou, associando o rosto ao chocolate da Nestlé. Marília postou o vídeo para pedir dicas dos seguidores.

Devido ao aumento da oleosidade na pele durante a gravidez, é normal o surgimento de espinhas. Para o tratamento, a saída é realizar uma limpeza de pele por mês e aplicar produtos que contenham na sua composição peróxido de benzoíla e ácido glicólico. O primeiro é um agente oxidante e o segundo um ácido que auxilia na formação de colágeno.

Rotina de cuidados

Agora que você já sabe ao que está suscetível nesse período, vamos às dicas para o dia a dia de como cuidar do rosto na gravidez.

O filtro solar deve ser usado diariamente, no mínimo três vezes. Deve conter dióxido de titânio e óxido de ferro, dois componentes que servem para barrar o sol na pele, e no caso do segundo, repelir a luz de volta ou absorvê-la para diminuir seu impacto.

Pela manhã, lave o rosto com sabonete adequado para o seu tipo de pele, aplique vitamina C prescrita por dermatologista e faça a primeira aplicação do filtro solar de alta proteção. Já à noite, retire a maquiagem com água micelar para pele sensível, lave o rosto com sabonete e passe um hidratante.

Leia também: Micropigmentação na sobrancelha pode afetar a gravidez?

A universitária Ive Fermin, seguidora do Filhos&Tal no Instagram e mamãe há 10 meses, compartilhou com nossa equipe um pouquinho da sua experiência nessa fase. “Não tive espinhas ou acnes, só o inchaço comum. O que eu fazia era lavar o rosto com água e sabão neutro”.

Produtos proibidos

Na gestação, há um aumento do volume do sangue e da circulação sanguínea, portanto os produtos que as gestantes utilizam têm uma probabilidade maior de chegar até o feto, prejudicando sua formação.

Logo, a questão ‘como cuidar do rosto na gravidez’ se aplica também na hora de utilizar produtos, principalmente porque não diz respeito somente à beleza da mãe, mas também à saúde do bebê.

gravida-cuida-do-rosto

Durante a gravidez, circulação e volume do sangue aumentam – fotos: Freepik

Nossas especialistas pedem para que você não compre filtros solares e hidratantes que contenham os compostos químicos: Metilbenzilideno Cânfora; Benzilideno Cânfora; e Octocrileno. Os três estão relacionados à distúrbios endócrinos, como demonstra o site EWG, em artigo em inglês sobre o tema.

Procedimento estético: pode ou não?

Pode, mas depende. Procedimentos estéticos agressivos ou que contêm elementos químicos pesados estão proibidos. O indicado é apenas limpeza de pele uma vez por mês, peeling de cristal e de frutas, já que não agridem a pele já sensível durante a gestação.

 

Waldick Junior

Especial F&T

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *