Educação

Educação bilíngue infantil: quanto mais cedo, mais natural é o caminho

 | 

Ao contrário do que muitos possam pensar, não há limite de idade para se aprender um idioma, nem depois de adulto, e é um processo sempre benéfico para o cérebro. Entretanto, quanto mais cedo se inicia a educação bilíngue infantil, mais natural é o caminho.

É o que diz Úrsula Bessa, coordenadora pedagógica do Pinocchio Centro Educacional, em Manaus, que este ano passou a oferecer aos seus alunos a educação bilíngue. Voltada para a faixa etária dos pequenos, de 2 a 5 anos, a metodologia é oferecida em parceria com a Pearson Global School, que é considerada a maior empresa de educação do mundo.

Leia também: Características do autismo são perceptíveis nos primeiros anos de vida

“O segundo idioma é inserido no contexto do dia a dia da criança, então diariamente elas têm aulas com a professora bilíngue e todo o conteúdo é trabalhado de forma bastante lúdica para que o ensino aconteça naturalmente durante as brincadeiras, jogos e eventos”, destaca a coordenadora.

Ela explica que é recriado o tipo de estímulo linguístico que as crianças recebem na língua materna, desenvolvendo principalmente suas habilidades motoras e de socialização. “Há alunos que já conseguem cantar e falar frases inteiras em inglês, temos recebido inclusive o feedback dos pais que viajaram para o exterior os filhos”, comenta Úrsula Bessa.

educação-bilíngue-2

O segundo idioma é inserido no contexto do dia a dia da criança, então diariamente elas têm aulas com a professora bilíngue – fotos: divulgação

Segundo a diretora das Instituições Nelly Falcão de Souza (INFS), Nelly Falcão, é na Educação Infantil que as crianças começam a experimentar o mundo fora do seu círculo familiar, fazem amizades, aprendem a conviver com as diferenças e a realizar descobertas. “Essa é uma etapa muito importante na formação dos pequenos, pois é nessa fase que se inicia o desenvolvimento cognitivo, físico e socioemocional”, frisa a educadora.

O Pinocchio Centro Educacional foi fundado há 39 anos com o objetivo de despertar nas crianças o personagem do clássico infantil ‘Pinocchio’, que transmite a elas o valor do estudo, da responsabilidade, das boas ações na formação do “menino de verdade”. A instituição acredita que o conhecimento é uma construção do próprio sujeito, com liberdade e alegria, preparando-se para futuras aprendizagens, sem pressões, ansiedades ou traumas. É o espaço para a criança se autoconstruir, superar-se e descobrir brincado, observando e experimentando.

O Pinocchio oferece educação infantil através das classes de pré-maternal, 1º período, 2º período e 3º período, funcionando nos turnos matutino, vespertino e integral. A escola está localizada na rua Mário Ypiranga, 679, no bairro Adrianópolis, zona Centro Sul de Manaus. Mais informações: http://colegiopinocchio.com.br/ ou (92) 3303.0746.

Filhos&Tal

1 Comment

  1. Pingback: Millennium oferece oficina de hortinha para crianças

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *