Lazer

Em Manaus, crianças autistas terão sessão especial do Cine Azul

 | 

O Cine Azul, projeto que promove sessões de cinema adaptadas para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares, realiza neste sábado (29), às 10h30, uma edição especial. A atividade, que conta com a parceria do Amazonas Shopping e cinema Kinoplex, completa três anos de existência e dá início às comemorações nesse dia, reunindo 200 crianças e acompanhantes para exibição do filme Pets 2.

O projeto foi criado pela pedagoga Margareth Cordeiro, que é avó de uma criança autista e, como tal, sentiu na pele as dificuldades para conseguir programações de lazer adaptadas para este público. “Comecei a participar de grupos de mães e familiares de crianças autistas e todos compartilhavam da mesma dificuldade. A partir daí, veio a ideia do Cine Azul”, contou.

Leia também: Características do autismo são perceptíveis nos primeiros anos de vida

Segundo ela, hoje, o projeto vai além das sessões de cinema. “Realizamos rodas de conversa, passeio em zoológico, piquenique. É uma série de atividades que contribuem muito para a socialização dos autistas. Há casos de crianças que estavam há anos sem sair de casa e que agora conseguem participar das sessões do Cine Azul”, relatou.

crianças-autistas -cine-azul-2

As sessões do Cine Azul são totalmente adaptadas, com som mais baixo, ambiente a meia luz, além da possibilidade dos participantes ficarem livres para circular e assistir ao filme da forma que desejarem. Margareth explica que os voluntários – pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos e pais – ficam disponíveis durante toda a sessão, para brincar e atender as necessidades dos participantes. Durante a exibição do filme, neste sábado, as crianças vão ganhar combos de pipoca e refrigerante.

Leia também: Confira opções de lazer para as férias das crianças em Manaus

O gerente de Marketing do Amazonas Shopping, André Santi, ressalta que esta é a segunda vez que o centro de compras participa do projeto, junto com o cinema Kinoplex. “O Amazonas Shooping sente-se muito honrado de ser parceiro do Cine Azul. Receber bem todos os públicos é nossa prioridade”, reforçou.

Recentemente, o Amazonas Shopping tornou-se o primeiro centro de compras a disponibilizar vagas prioritárias de estacionamento, específicas para pessoas com autismo e seus acompanhantes.

 

Com informações da assessoria

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *