Educação

Feira Científico-Cultural online apresenta o renascimento pós Covid-19

 | 

Tradicional evento promovido pelas Instituições Nelly Falcão de Souza (INFS), a 34ª edição da Feira Científico-Cultural ganhou uma versão virtual e vai apresentar ao público de Manaus e de todo o Brasil uma programação totalmente diferenciada, por conta do distanciamento social.

Serão palestras, mesa-redonda e o início da contagem regressiva para a abertura da feira, que acontecerá entre os dias 25 e 30 deste de setembro, como parte do calendário de atividades pedagógicas do Pinocchio Centro Educacional e do Colégio Martha Falcão.

Com o tema “Nova Terra”, a Feira Científico-Cultural das INFS traz o renascimento científico, cultural e social que aconteceu no mundo trinta anos após o Covid-19. “Em 2020, a humanidade vivenciou um dos episódios mais tristes de sua história, uma pandemia global. Uma geração de crianças e jovens que vivenciaram as consequências da doença se tornaram adultos com uma nova visão de mundo e o resultado disso será apresentado na feira”, destacou a diretora da INFS, Nelly Falcão.

Leia também: Educação bilíngue infantil: quanto mais cedo, mais natural é o caminho

Essa geração que renasceu da pandemia de 2020 desenvolveu, desde lá, ainda no ambiente escolar, protótipos, projetos e reflexões que se transformaram em descobertas científicas e inovações tecnológicas que serão apresentados durante a feira. Serão ao todo quase 50 trabalhos desenvolvidos pelos alunos e expostos no www.colegiomarthafalcao.com.br/novaterra.

vários enquadramentos de fotos com crianças na fira científico cultural

Alunos do Martha Falcão apresentam-se em Feira Científico-Cultural – fotos: divulgação

A diretora das INFS explica que a Feira Científico-Cultural é uma oportunidade para os alunos desenvolverem um pensamento crítico-reflexivo sobre como as decisões de hoje impactam no futuro. “As crianças e os adolescentes estão bastante animados, os vídeos foram desenvolvidos por eles mesmos, com duração média de 15 minutos, e será similar às apresentações das feiras presenciais”, informa a professora Nelly Falcão.

‘Nova Rotina de Higiene’, ‘A Escola na Nova Terra’, ‘Como era a Escola Antes da Pandemia’ e ‘Relações de Amizade Antes da Pandemia’ estão entre os projetos que serão apresentados pelos alunos do Pinocchio Centro Educacional.

‘Impactos da Pandemia no Meio Ambiente’, ‘Mudanças no Setor da Mídia e Entretenimento Pós-Covid’ e ‘A Revolução do Drive-Thru’ serão alguns dos temas das apresentações dos alunos do Martha Falcão.

O colégio é pioneiro na realização de feira de ciências na cidade, cuja ideia foi lançada nas escolas estaduais pela patrona da instituição, a Professora Martha Falcão, reconhecida em todo o Brasil por sua dedicação, como professora e cientista, à preservação da Amazônia.

Programação On-line

Entre os dias 16 e 23, a comunidade escolar terá acesso a uma programação online que antecede a Feira Científico-Cultural. Palestras, roda de conversa e workshop fazem parte do roteiro, que contarão com a participação de profissionais que são referência no setor que atuam. O conteúdo será disponibilizado, a partir do dia 25, para o público em geral no canal do YouTube das Instituições Nelly Falcão de Souza.

Leia também: Para pais, qualidade do ensino caiu na pandemia, aponta pesquisa

O primeiro evento será o “Nossos Cientistas”, que serão relatos de experiências de alunos egressos que se tornaram pesquisadores de referência. Participam as engenheiras agrônomas Ana Cecília Nina, Cassiane Minelli, e engenheiro químico Thiago Mesquita.

No dia 18, é a vez da Roda de Conversa “Nova Consciência Cultural”, que irá abordar os reflexos comportamentais da pandemia na arte e na cultura. Já no dia 21, acontece a Mesa Redonda “Educação Socioambiental”. No dia 22, o público irá assistir a palestra da médica e PhD em Fisiologia Espacial, Thais Russomano, que irá falar sobre “Medicina Espacial”. E, no dia 23, a programação encerra com o Workshop “Inovações Tecnológicas a serviço do planeta”, com o doutor em informática Bruno Gadelha.

Com informações da assessoria