Eventos

Festas folclóricas: como fazer chapéu de cangaceiro, rápido e descomplicado

 | 

Quando se aproxima o mês de junho, a gente já sabe que vem por aí muita comida típica e festas folclóricas, sendo uma das mais populares a que homenageia o lendário Virgulino Ferreira da Silva, mais conhecido como Lampião, o rei do Cangaço. E claro que para isso não pode faltar o tradicional chapéu de cangaceiro, muito usado pelo personagem nordestino e seu bando.

Mas como fazer um chapéu de cangaceiro de forma simples e bonita?! É só usar o molde abaixo, nas medidas indicadas e seguir o passo a passo ensinado pela artesã Sheila Souza nesse vídeo tutorial do canal Filhos&Tal no YouTube.

Leia também: Duas receitas deliciosas para um lanche tipicamente junino com a garotada

Materiais necessários para o chapéu de cangaceiro:

Tesoura, estilete, régua, cola de silicone ou instantânea, e EVA nas cores marrom claro e escuro (para o chapéu propriamente), prateado e dourado (para os detalhes).

Para o molde do chapéu de cangaceiro, pode-se usar qualquer tipo de caixa, como uma tampa de leite longa vida, e um pote de plástico de sorvete ou qualquer outro produto com fundo redondo.

Modelo chapéu de cangaceiro

 

Medidas para o molde do chapéu de cangaceiro:
36 cm de largura (na base), e 17 cm de altura (de onde começa o côncavo até o topo). A parte do meio tem 22 cm de largura, e a parte mais acima 14 cm. As tiras pregadas na base, por onde passa a cabeça da criança, têm 2 centímetros de largura e 32 centímetros de comprimento.

chapéu-de-cangaceiro 2

Decoração:

Os detalhes da decoração ficam a seu critério, não tendo necessariamente de ser exatamente igual ao do modelo ensinado no vídeo, pois depende do sexo e do gosto de cada criança.

Em seguida, corte o EVA e faça a montagem do chapéu de cangaceiro conforme o passo a passo mostrado pela artesã no vídeo.

Pronto, agora é com você:  pode decorar o chapéu de cangaceiro a seu gosto e jeito. Boa festa folclórica para você.

Filhos&Tal

1 Comment

  1. Pingback: Brincadeiras, teatro, dança e muita diversão no Festival Filhos&Tal

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *