Bem-estar

Em Manaus, fórum discute atendimento a gestantes e recém-nascidos

 | 

A integração dos serviços de assistência a gestantes e recém-nascidos foi discutida na esta semana no do I Fórum de Vinculação do Perinatal 2019, no auditório da maternidade Ana Braga, localizada na alameda Cosme Ferreira, São José, zona Leste de Manaus.

O evento contou com a participação de profissionais de saúde que atuam nas maternidades Ana Braga, Chapot Prevost e em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da área de abrangência do Distrito de Saúde (Disa) Leste, da Prefeitura de Manaus.

Leia também: Micropigmentação na sobrancelha pode afetar a gravidez?

O objetivo foi estreitar os laços entre as maternidades daquela região e as unidades de Atenção Primária, com a finalidade de reforçar a qualidade no atendimento das grávidas no período do pré-natal, parto e puerpério.

A responsável técnica do Programa de Saúde da Mulher do Disa Leste, Amanda Lins, explicou que, desde a atenção primária, com o início do pré-natal, as gestantes são vinculadas às maternidades e recebem visitas e orientações até chegar o momento do parto. “O fórum é um momento muito importante para todos os estabelecimentos de saúde, visto que, por intermédio de estratégias conseguimos reduzir os índices de mortalidade materna”, afirmou.

fórum-gestantes-manaus

A programação foi dividida em três partes, abordando o panorama da mortalidade materna em Manaus, a primeira semana de saúde integral e os dados da vinculação perinatal em 2018.

Leia também: Não tomar café da manhã pode impactar negativamente a saúde da criança

“Esse fórum representa uma possibilidade de melhorarmos o atendimento às gestantes e às mães. Cada vez mais precisamos sanar os entraves que temos no dia a dia, facilitando os encaminhamentos das grávidas às maternidades, aprimorando a comunicação entre unidades de saúde e maternidades”, ressaltou o enfermeiro Jeferson Garcia, da Unidade Básica de Saúde Silas Santos.

Com informações da assessoria

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *