Cuidado Infantil

Introdução alimentar com respeito é tema de roda de conversa em Manaus

 | 

Período para descobrir novos sabores e texturas, além de explorar os alimentos da natureza, a introdução alimentar é o tema do próximo encontro da Roda Materna Florescer, que acontece neste sábado (17), a partir das 9h30, no Budhi Espaço Colaborativo, situado na rua Belo Horizonte, 1.391, Adrianópolis (anexo Café com Texto). A entrada para a roda de conversa custa R$10 e as inscrições podem ser feitas neste link.

Leia também: Alimentos saudáveis: crianças comem o que os pais comem

Além da roda de conversa sobre introdução alimentar, o evento vai contar com uma mini oficina sobre slings, cangurus e carregadores ergonômicos. Na ocasião, as mamães presentes aprenderão sobre as diferenças de um carregador ergonômico para um não ergonômico, assim como amarrações para usar o Sling, entre elas a popular cruz envolvente.

nutricionista-dando-dicas-sobre-introducao-alimentar

A nutricionista Mônica Souto Maior destaca que, na introdução alimentar, a exploração dos alimentos é uma fase importantíssima para o bebê – fotos: divulgação

Roda de conversa

Mediada pela nutricionista Mônica Souto Maior, a roda de conversa será um momento propício para os pais tirarem dúvidas sobre a introdução alimentar (IA), além de aprenderem como executá-la de modo respeitoso.

Segundo a profissional, a introdução alimentar deve começar a partir dos seis meses do bebê, período em que o sistema digestivo geralmente está pronto. Entre os sinais dessa fase estão o fato de o bebê sentar sozinho; ter interesse pelo alimento, assim como leva-lo à boca etc.

A nutricionista destaca que, na introdução alimentar, a exploração dos alimentos é uma fase importantíssima para o bebê. “Nesse período, ele precisa conhecer textura, sons, sabores, cores e aromas. Primeiramente ele conhece, explora, depois demonstra interesse e, aos poucos, o bebê que só sugava vai aprendendo a mastigar”, explica a nutricionista, acrescentando que “sugar é instintivo e comer é aprendizado”.

Durante roda de conversa, a Mônica responderá às seguintes dúvidas:

Qual fruta devo dar para começar a introdução alimentar?

Água posso oferecer?

Quantas refeições devo oferecer?

Caso não aceite alguns alimentos, como devo proceder?

O que é BLW (Baby Led Weaning)?

Quais os alimentos ofereço no blw?

Menos expectativas, mais confiança

O período de introdução alimentar é regado ainda de muitas dúvidas por parte dos pais. Ouvir que “meu filho não come” é uma das queixas recorrentes nessa fase. No entanto, é preciso reduzir as expectativas. “Para diminuir as expectativas, é preciso entender que o mais importante é que a amamentação se estende até 2 anos ou mais. Os alimentos fazem parte da alimentação complementar”, adianta a nutricionista.

SERVIÇO

O quê: Roda Materna Florescer, edição sobre introdução alimentar com respeito

Quando: sábado (17), a partir das 9h30

Onde: Budhi Espaço Colaborativo (rua Belo Horizonte, 1391, Adrianópolis)

Quanto: R$10 – inscrição no link informado anteriormente

Informações: 98121-0324

Com informações da assessoria