Educação

Literatura infantil: 10 livros para ler com os pequenos nas férias

 | 

Sabemos que ler desde os primeiros anos de vida é fundamental tanto para o desenvolvimento das habilidades cognitivas quanto de comunicação. Além de contribuir diretamente na percepção de sentimentos e emoções, ler com os pequenos pode estimular a atenção, concentração, vocabulário, memória e raciocínio.

Além disso, estimular o interesse pela literatura infantil é fundamental para fazer com que a criança possa realizar os primeiros contatos com sentimentos que vivenciará na vida adulta.

Nesse contexto, F&T apresenta 10 livros para ler com os pequenos nas férias, com narrativas divertidas para entreter a criançada. Confira!

Leia também: Hábito da leitura nas crianças: como incentivar

Bia e o Elefante (a partir de 1 ano)
Nessa história, temos dois amigos de personalidades bem diferentes: se Bia está doida para aproveitar o sol lá fora, o Elefante quer ficar dentro de casa. Se Bia gosta de leite frio, o Elefante prefere um mingau quentinho. O objetivo da narrativa, é fazer com que a criança, além de aprender sobre as diferenças, identifique-se com as personagens. É o primeiro livro ‘para bebês’ dos autores Carolina Moreyra e Odilon Moraes, também escritores das obras de ‘Lá e Aqui’ e ‘Lulu e o Urso’.

Uma Canção de Urso (a partir de 2 anos)
Escrito por Benjamim Chaud, o livro acompanha a jornada do Papai Urso atrás de seu Ursinho que se perdeu ao ir atrás de uma abelha. Com ilustrações super detalhistas e reviravoltas inesperadas, a história é perfeita para ler com os pequenos nas férias. O livro já foi traduzido em 11 línguas.

Girafas (a partir de 2 anos)
Nessa historinha, o narrador conta sobre seu pai que desenha girafas maravilhosamente bem. Ele desenha não só uma, mas milhares, até que estas começam a se enrolar uma no pescoço da outra e mal cabem nas páginas do livro. A narrativa é divertidíssima para ler com os pequenos, que poderão descobrir o que mais esse pai aprontou.

Amoras (a partir de 3 anos)
A partir da música ‘Amoras’, o cantor Emicida, um dos artistas brasileiros mais influentes da atualidade, cria seu primeiro livro infantil e mostra, através de seu texto e das ilustrações de Aldo Fabrini, a importância de nos reconhecermos no mundo e nos orgulharmos de quem somos — desde criança e para sempre. Perfeito para ler com os pequenos nas férias.

Os Vizinhos (a partir de 4 anos)
Uma menina mora em um prédio de sete andares. Passando pelos apartamentos, ela consegue descrever o que tem dentro deles, mesmo com as portas fechadas. Uma gigante família de músicos, uma trupe de circo e até um vampiro solitário. Ao final, a menina acha seu apartamento um tanto sem graça. Mas virando a página, algo que ela nem imagina existir. Vale a pena ler com os pequenos para descobrir o final dessa pequena aventura.

Tem um Tigre no Jardim (a partir de 5 anos)
No livro de Lizzy Stewart, a menina Nora está entediada, até que sua avó sugere que vá brincar no jardim, pois acredita ter visto um tigre por lá. Nora vai brincando até achar o que procura. Através de pistas nas ilustrações, o leitor, junto a Nora, pode descobrir se é possível ou não ter um tigre no jardim.

Estranhas Criaturas (a partir de 5 anos)
No meio da floresta, a bicharada come, dança e se diverte em uma divertida festa até adormecer. Quando acorda, a cena de um pesadelo: sua casa destruída. Os animais decidem, então, tentar conversar com as “estranhas criaturas” que fizeram aquilo. Mas elas são tão ferozes que eles decidem procurar os amigos das criaturas: cães, gatos, coelhos, passarinhos. E, juntos, elaboram um plano para vencer esses invasores.

Tantãs (a partir de 7 anos)
O livro traz 22 histórias bem humoradas, que vão de carneiro que troca letras até problemas de matemática com alimentos, passando por dicas para se escrever uma história e medições de uma futura cientista-filósofa. Ideal para ler com os pequenos, um conto por dia. No final do livro, a autora Eva Furnari continua brincando e desafiando o leitor a saber a quais histórias pertencem os personagens estampados na capa.

Álbum de Família (a partir de 7 anos)
O verdadeiro título do livro talvez já entregue um pouco da narrativa: Álbum de Família – Aventuranças, Memórias e Efabulações da Trupe Familiar Carroça de Mamulengos. É um emocionante mergulho da jornalista Gabriela Romeu nas histórias de uma família de artistas que, desde os anos 1970, espalha poesia, brincadeira, teatro e circo pelo Brasil. Apesar do tom de bibliografia, a obra é contada de forma que o leitor desconfia que tudo é ficção. Vale a pena ler com os pequenos e mostrá-los um pouco mais sobre a cultura do Brasil.

Anne de Green Gables (a partir de 11 anos)
Anne é uma órfã que foi enviada por engano à fazenda de Green Gables, já que os irmãos Marilla e Matthew tinham a intenção de adotar um menino. Com pena da garota, eles resolveram mantê-la na fazenda. Com seus longos cabelos ruivos, olhos acinzentados e uma imaginação que lhe permitia viver fantasias, Anne traz reflexões e pensamentos pertinentes sobre os obstáculos e as escolhas da vida de qualquer pré-adolescente.

Lunna Farias
filhos&Tal