Moda

Moda inclusiva: Amazon Fashion Down vai agitar o Sumaúma Park Shopping

 | 

Neste sábado (25), a partir das 13h, o Sumaúma Park Shopping será palco do Amazon Fashion Down 2019, considerado o primeiro evento de moda inclusiva do Amazonas. De acordo com o cantor Breno Marx, idealizador da ação, o projeto surgiu de forma tímida, mas acabou ganhando grandes proporções.

“Trabalho com ações sociais há 20 anos e há dez anos estou em Manaus sempre envolvido com música e causas sociais. A ideia do desfile começou dentro de uma sala de aula da Escola Municipal Educacional Especial André Vidal de Araújo, quando fui convidado para conhecer o local”, conta ele.

A partir disso, Marx percebeu que os alunos – jovens e crianças com Síndrome de Down – gostavam muito de desfilar. “Acabei propondo que fizéssemos um desfile. Eles ficaram bem felizes com a notícia. Mas a procura foi tanta, que tivemos que abrir para todos os portadores de deficiências e ele acabou se tornando um desfile de moda inclusiva”, explica. Porém, o nome permanece o mesmo, por conta do lugar onde a ideia surgiu.

O idealizador do Amazon Fashion Down conta que a seleção dos modelos teve um único critério: a vontade de cada um em participar. “Meu único pedido foi que as pessoas se sentissem à vontade, se sentissem bem. Por conta disso, acabamos com uma lista imensa de interessados que, certamente, irão participar dos próximos eventos”, afirma ele, revelando, ainda, que, em breve, será oficializada a criação do Instituto Amazonense de Inclusão.

AmazonFashionDown1

O Amazon Fashion Down tem participação de crianças e adolescentes com todos os tipos de necessidades especiais – fotos: divulgação

“Não queremos deixar ninguém de fora. Este é apenas um desses eventos que o instituto irá promover. O próximo será outro desfile e já pensamos em um projeto chamado ‘Chef Especial’ ou ‘Culinária Inclusiva’, no qual os participantes irão cozinhar e vender tudo o que for preparado em um evento beneficente”.

Leia também: Sobrepeso aumenta risco de doença cardiovascular em adolescentes

Ainda de acordo com Marx, a aceitação do público tem sido excepcional. “Não somente em Manaus, mas também em outras regiões do País. Estamos recebendo vídeos de artistas nacionais dando apoio, pois eles entenderam o objetivo da nossa ação. Confesso que não esperava tudo isso, mas fico feliz em saber que as pessoas tenham entendido um evento inclusivo na nossa região”.

Mark ressalta, também, a parceria com o Sumaúma Park Shopping. “Felizmente o Sumaúma foi o primeiro a responder a nossa proposta, a abraçar a causa. Por se tratar de um centro de compras de trabalho sério na nossa cidade, temos a certeza que a parceria vai perdurar por muitos outros eventos”.

Marx tem participando de todas as etapas do Amazon Fashion Down, desde a criação dos crachás até a parceria com as lojas participantes. “Tenho tomado a frente porque gostaria que saísse da forma como imaginei e tenho certeza que isso vai acontecer”.

Leia também: Ensino domiciliar: entenda proposta que o governo enviou ao Congresso

Sobre a animação dos modelos, Marx fala que tem recebido um feedback muito positivo das famílias. “Principalmente as mães têm ligado, mandado mensagem dizendo o quanto o evento tem mexido com a autoestima deles, com a vontade de ter a independência de fazer coisas novas. Só por isso já valeu nosso empenho, nosso esforço. Eles estão felizes e a ideia é justamente essa, que eles se sintam felizes, se divirtam e se sintam bem”.

Atrações
Além dos talentos especiais do Estado, o Amazon Fashion Down também contará com a presença do modelo nacional e internacional José Falcone, da modelo Plus Size Karina Lasmar e da primeira modelo mundial com microcefalia, Ana Victória, além da presença de misses do Estado do Amazonas.

Com informações da assessoria

1 Comment

  1. Pingback: Feirinha Cultural com atividades lúdicas para toda a família em Manaus

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *