Comportamento

Novas estreias da TV Brasil animada fortalecem valores morais e inclusão 

 | 
A partir de julho, a TV Brasil Animada – faixa de programação infantojuvenil da TV Brasil – exibe novas estreias e passa a contar com mais diversidade de animações na telinha. No total, são 22 atrações com os personagens favoritos da criançada. Os títulos possuem em comum a valorização da diversidade, inclusão e  cidadania, eixos diretamente ligados à estratégia da emissora pública.

Atualmente, as animações ocupam 60% da TV Brasil Animada, que preenche mais de dez horas diárias de conteúdo na grade de programação da TV Brasil. Além do próprio canal da emissora, o conteúdo também é disponibilizado na TV aberta por meio da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) e do aplicativo EBC Play. A programação pode ser assistida de segunda a sexta-feira, a partir de 7h45, e aos sábados, das 10h às 14h.

Entre as novas estreias de julho a grande atração é a animação Zou. Inspirada em uma série francesa de livros infantis, a obra tem como personagem principal a zebrinha Zou, que vive aventuras com as quais toda criança se identifica. O personagem carrega fortes valores morais e, ao se preocupar com o bem-estar da família e amigos, proporciona aprendizados às crianças por meio do exercício da empatia e da comunicação.

A TV Brasil Animada difunde conteúdos educativos que fortalecem valores morais. Os títulos proporcionam conhecimento e agregam valor à programação educativa produzida para os jovens cidadãos. Na escolha de suas atrações, a emissora, além da inclusão e da cidadania, também privilegia a diversidade de técnicas e procedimentos utilizados.

Para definição dos produtos exibidos, a TV Brasil reflete sobre as nuances relacionadas às produções audiovisuais, o que engloba a contínua busca por disponibilizar conteúdos com distintas técnicas de animação provenientes de diferentes regiões do Brasil e de produtores estrangeiros. Atualmente, mais de 70% das animações exibidas na TV Brasil Animada são produções brasileiras. As demais obras são estrangeiras, provenientes de variados continentes.

De acordo com o gerente de Parcerias da TV Brasil, José Cardozo, “adequação temática e narrativa, potência estética, capacidade de atratividade e modelo de negócio” são alguns dos critérios observados nos estudos conduzidos pela área para avaliar se as animações estão alinhadas aos objetivos editoriais do canal público.

Igualmente fundamental para avaliação dos projetos é o que a área chama de “proposta cidadã”, ou seja, quais benefícios a exibição das séries de animação possibilitará para as quatro áreas-chaves do desenvolvimento infantil – cognitivo, social, emocional e físico.

A TV Brasil possui a maior faixa infantil da TV aberta brasileira. Totalmente livre de publicidade, a TV Brasil Animada oferece séries infantis educativas, divertidas e com foco na diversidade brasileira para uma das sociedades mais miscigenadas do mundo. “Nós acreditamos que ser uma TV pública significa ser inclusiva e responsável na representação de todas as crianças brasileiras”, afirma Cardozo.

Atrações a partir de julho na TV Brasil Animada:

Segunda a sexta, a partir de 07h45, e aos sábados, de 10h às 14h.

Sintonize a TV Brasil aqui (tem link?)

Atrações de julho, incluindo as novas estreias:

Lupita no Planeta de Gente Grande, Brinquedonautas, Mytikah – O Livro dos Heróis, Além da Lenda, A Turma do Seu Lobato, Bela Criativa, Diário de Luli, Caninópolis, SOS Fada Manu, Jelly Jamm, O Show da Luna, Giramille, Peixonauta, Mouk, Conta Comigo, Cantando com Ping e Pong, Poderoso Mike, Bottersnikes & Gumbles, Meu Cavaleiro e Eu, Sr. Texugo e Dona Raposa, Foi Assim e Assado, Nina Perguntadeira, Julio & Verne – Os Irmãos Gemiais, Sésamo, Os Chocolix, Ready Jet Go!, Casa da Árvore, Os Vizinhos Piratas, Ernest & Celestine, Carrapatos e Catapultas e Zou.

Agência Brasil