Eventos

Boneca apresenta pontos turísticos e históricos de Manaus a crianças

 | 

Não é novidade que Manaus é uma cidade riquíssima em seu patrimônio cultural, graças aos seus pontos turísticos e históricos que encantam a todos. Mas você já imaginou poder apresentar esses lugares incríveis a sua criança, sem precisar sair de casa? Agora será possível.

Por meio da contação de histórias, a personagem Briselda, uma boneca de pano interpretada pela atriz amazonense Brisa Ramos, 24, irá apresentar os pontos turísticos e históricos de Manaus ao público infantil. O primeiro episódio, de um total de cinco, será lançado no dia 31 de dezembro, às 20h, na plataforma Youtube pelo canal Luzeiros Produções.

O projeto lúdico busca aproximar as crianças de Manaus da história de sua cidade, a partir da visitação virtual dos pontos turísticos e históricos. “Queremos ressignificar a percepção dos espaços e resgatar a memória de Manaus. Estamos produzindo um material cultural que esperamos servir como vitrine turística, para crianças e adultos, por meio dessa plataforma universal que é o YouTube”, explica a artista Verlene Mesquita, produtora e co-diretora do projeto.

Os pontos turísticos e históricos que serão visitados e apresentados ao público pelos personagens da série. Entre eles: Praça Dom Pedro II, Rua Bernardo Ramos, Museu da Cidade de Manaus, Centro Cultural Óscar Ramos (Casas 69 e 77), Casa do Tesouro e Armazém XV. Todos esses pontos históricos fazem parte do Marco Zero da cidade.

Leia também: Quarentena: dicas sobre o que fazer com a criançada em casa

Saiba mais sobre a apresentação
Na ficção, a boneca Briselda, que ganha vida após ser encontrada em uma mala antiga em um dos casarões da Rua Bernardo Ramos, irá percorrer todos esses pontos turísticos e históricos e contar curiosidades de cada um. Ela estava em Manaus há muito tempo, veio da Europa e presenciou todas as mudanças históricas pela qual passou a cidade. E agora que foi descoberta pelos próprios moradores do local, crianças da Comunidade São Vicente, ela se encarrega de contar tudo o que sabe.

“A construção de Briselda foi motivada por dois fatores: meu anseio de trabalhar com e para o público infantil e uma necessidade de me aproximar da história da minha cidade. A partir daí juntamos os dois na expectativa de proporcionar às crianças o conhecimento da história manauara que por muitas vezes é esquecido. Torço para que Briselda consiga despertar olhares mais curiosos para nossa cidade”, comenta a atriz Brisa Ramos.

O que: Briselda Convida
Quando: a partir do dia 31/12
Onde: canal Luzeiros Produções no YouTube
Quanto: gratuito

Com informações da assessoria