Geral

Para fortalecer pré-natal, projeto determina atenção especial à gestante

 | 

Com a ideia de fortalecer o pré-natal e o atendimento pediátrico, o Projeto de Lei 4603/20 institui proteção especial das crianças nascidas na rede pública de saúde ao longo dos mil dias que compreendem toda a gestação e os dois anos de idade. O texto está em tramitação na Câmara dos Deputados.

A proposta, de autoria do deputado Ney Leprevost (PSD-PR), exige acompanhamento pré-natal e serviço médico pediátrico nesse período. A gestante terá orientações profissionais sobre aleitamento materno, alimentação saudável, vacinação, hábitos de higiene e carinho e atenção com a criança.

“A contagem dos mil dias começa na gravidez porque a gestação impacta na saúde física e emocional do feto, e metade do crescimento do cérebro ocorre até o segundo ano de vida”, explicou o autor da proposta.

Leia também: Os impactos psicológicos de uma gravidez na adolescência

Tramitação
O projeto já tramita em caráter conclusivo na Câmara dos Deputados e será analisado pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher; de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Agência Câmara de Notícias