Útil&Fútil

Strong as a mother – Forte como uma mãe

 | 

Outro dia, em uma loja de departamento, encontrei uma camiseta que dizia: “strong as a mother” ou “forte como uma mãe”. Não contei conversa e peguei para mim. Parei para pensar no que essa frase representa: forte como uma mãe!

Poderia ser “forte como um leão”, mas quem a desenhou sabiamente entendeu que uma mãe pode ser mais forte que qualquer bicho, se assim quiser.

A maternidade é o que de mais desafiador acontece na vida de uma mulher. Somos criadas para sermos mulheres independentes, fortes, trabalhadoras, boas mães e boas esposas. Terminamos os estudos, iniciamos uma carreira, casamos, aprendemos a cuidar da casa e assim vamos vencendo etapa por etapa, com mais ou menos dificuldades, mas sempre dando conta do recado.

Leia também: Filhos e carreira após os 35 anos; sim, é possível conciliar, mulheres!

Aí, engravidamos e de repente, um serzinho de menos de quatro quilos chega para transformar tudo. Nossa vida vira de cabeça para baixo: o tempo não rende mais, as responsabilidades nos deixam exaustas e as economias se acabam.

Começamos a nos questionar: será que sou capaz? Será que dou conta de tudo? Será que vou conseguir retomar minha vida profissional? Será que conseguirei transformá-lo num ser humano bacana? Será? Será? Será? Os questionamentos vêm, mas somem na mesma velocidade com que chegaram, pois ao mesmo tempo em que as responsabilidades crescem, nossa força aumenta junto!

strong-as-a-mother-forte-como-uma-mãe

É incrível pensar em como a maternidade nos fortalece! Quem foi capaz de superar seios sangrando e noites inteiras sem dormir é capaz de qualquer coisa! Então, sim, “forte como uma mãe” faz muito sentido! O amor e o senso de proteção nos empoderam e queremos dar o melhor pelos nossos pequenos. E mesmo quando duvidamos da nossa própria capacidade, nossa voz interior pula e grita: claro que você é capaz! Você é forte como uma mãe! E sim, somos! Nunca duvide dessa força!

Só mãe é capaz de passar noites em claro controlando a febre de um filho. Só mãe é capaz de aguentar a fome e outras necessidades básicas porque o filho não quer sair do colo. Só mãe é capaz de dar a volta por cima após um casamento falido com dois pequenos para criar. Só mãe é forte como uma mãe!

Não estou dizendo que, imediatamente após parir, nos tornamos capazes de carregar uma tonelada nas costas. Não. É natural que, nesse momento, nos sintamos extremamente fracas. A força vem com o tempo, com a necessidade, com a demanda, com a falta de alternativa. Como quando seu recém-nascido chora de fome de hora em hora, de madrugada e você pensa que não aguenta mais levantar para amamentá-lo, mas percebe que não há alternativa e levanta mesmo assim. E sobrevive!

Leia também: Gravidez, estudo, pesquisa e realização: mãe diz que é possível conciliar

As dificuldades nos fortalecem. Nós crescemos na medida em que nossos desafios ficam maiores. E é por isso que a maternidade nos torna tão fortes. Porque os desafios são realmente enormes. E adivinha? Nós conseguimos superar todos eles! E aí o termo “forte como uma mãe” deixa de ser apenas uma frase bonita, de efeito, e vira uma constatação legítima, lógica!

Se você ainda não descobriu essa força interior, talvez seja porque não está nem tendo tempo de se ouvir. Tire um tempinho para você. Sente em silêncio. Pense nos seus sonhos. Projete o futuro que você quer. Imagine-se desfrutando dele e pense no que você precisa fazer para chegar lá. Pode parecer impossível agora, mas subindo vários degraus possíveis, somos sim capazes de alcançar o impossível. A força está dentro de você! Ela é capaz de te fazer realizar todos esses sonhos com seu filho nos braços. Porque, como diz minha nova camiseta: você é forte como uma mãe!

Vanessa Marques

 

 

 

Vanessa Marques
Mãe da Duda
Digital influencer no instablog Util&Futil
@utilefutil_

31 Comments

  1. Salete Bastos Ferreira

    24 de maio de 2019 at 17:27

    Lindo, lindo, lindo!!!

  2. Edu Bernardes

    24 de maio de 2019 at 17:34

    Muito bom o texto!
    Tenho muito orgulho da mulher/mãe que você se tornou.
    Visualizando o seu foguete do sucesso levantando voo.
    Beijos e te amo

  3. Daniele Marinho

    24 de maio de 2019 at 17:37

    É exatamente assim. Amei seu texto e me identifiquei com ele. É isso Vanessa 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

  4. Thaíssa Gabrielle

    24 de maio de 2019 at 17:43

    Perfeito! A gente acaba se conhecendo de verdade após a maternidade e muitas vezes se reinventa para dar o melhor para sua família.

  5. Juliana

    24 de maio de 2019 at 17:53

    Perfeito texto! Já me preparando pra ser essa mulher forte qné for minha vez 😘

  6. Luciana

    24 de maio de 2019 at 18:08

    Realidade da uma mãe
    Parabéns

  7. Gisely

    24 de maio de 2019 at 18:20

    Realmente a maternidade real é desafiadora e, por mais que a gente tente se preparar durante a gravidez lendo vários livros e ouvindo várias amigas, só sabemos mesmo o quão difícil é, no momento que chega a nossa vez.
    Meu bebê tem 2 meses e ainda sofro um pouco com a amamentação, mas apesar da dor estou conseguindo. Nem eu sabia que era tão forte. Já quero uma camisa dessa pra mim, rsrs.
    Lindo texto! Parabéns!

  8. Yonara Ataíde

    24 de maio de 2019 at 18:43

    Só li verdades Vanessa,parabéns somos todas fortes um abraço.

  9. Margareth Bastos

    24 de maio de 2019 at 18:47

    Sua definição de mãe é perfeita. Deixa claro que a maternidade é algo natural e não um peso. É uma questão de aprendizado.

  10. Lizete

    24 de maio de 2019 at 19:08

    Perfeito. Excelente texto. Vc éuma mãe exemplar e Forte.

  11. Lizete Ferreira

    24 de maio de 2019 at 19:10

    Perfeito. Excelente texto. Muito orgulhode vc.

  12. Diene Dorval

    24 de maio de 2019 at 19:21

    Texto maravilhoso!
    E quando ao invés de julgar nós apoiamos, somos imbatíveis!

  13. Renata Cabral Falcão

    24 de maio de 2019 at 20:16

    Amei! Principalmente o último parágrafo do texto 😍 Parabéns Vanessa 👏🏻👏🏻😘

  14. Barbara Jacob

    24 de maio de 2019 at 20:36

    Gostei muito do texto e reproduzo as palavras do trecho do poema da amiga “ NÃO SOMOS MULHERES, SOMOS MURALHAS” Myriam Scotti. Parabéns querida amiga! Decole nessa paixão e voe o mais alto. Bj grande

  15. Eneida Aguiar

    24 de maio de 2019 at 20:58

    👏🏻👏🏻👏🏻Parabéns, Vanessa. Texto lindo e verdadeiro. Ser mãe nos torna forte e gigante diante dos desafios diários da maternidade. Tudo por nossas jóias raras. 😍🥰
    😘

  16. Thaiana Kevely

    24 de maio de 2019 at 22:33

    Ameii o texto..
    Parabéns Vanessa

  17. Viviani Nascimento Noronha

    24 de maio de 2019 at 22:56

    Parabéns amiga! Uma super mãe! Não esperava outra coisa de você. Obrigada pelas dicas, conselhos! Todo sucesso do mundo! Amiga Ama!

  18. Brenda

    24 de maio de 2019 at 23:10

    😍😍😍😍

  19. Carla Nunes

    24 de maio de 2019 at 23:11

    Mulher de punho firme e guerreira pela batalha do dia a dia que não eh fácil…conciliar trabalho e ser mãe ao mesmo tempo e ainda ter que cuidar da casa eh complicado mas as coisas se ajustam na medida do possível….sempre aprendendo com o dia a dia da vida! Parabéns pela mãe dedicada que és 👏🏻👌🏻

  20. Natalia

    24 de maio de 2019 at 23:29

    Texto perfeito! Amei!

  21. Amanda Santos

    25 de maio de 2019 at 00:59

    Lindo e emocionante texto ❤️!! Com certeza será uma inspiração para muitas mamães 😍

  22. Joice

    25 de maio de 2019 at 09:16

    Você empregou perfeitamente as palavras.
    Ser mãe é incrível e desafiador. Mágico!!!
    Foi assim que descobri o quanto sou forte e descobri o verdadeiro amor.
    Beijos e parabéns pelo belíssimo texto.

  23. Luh

    25 de maio de 2019 at 10:31

    Um exemplo a ser seguida por muitos.. Parabéns pela força e garra de uma leoa, um cheiro bem carinhoso na Duda! Um abraço

  24. Mayara Serra

    25 de maio de 2019 at 15:09

    Amei o texto 😍 Parabéns Vanessa por sua garra, vc é um exemplo a ser seguido. Obrigada

  25. Cristina Morgado

    25 de maio de 2019 at 19:04

    Que lindo Vanessa! Seu texto é maravilhoso. A gente lê e sente exatamente o que você quer transmitir, até para quem, como eu, não teve o privilégio de ser mãe. Obrigada!

  26. Jessica Amanda

    27 de maio de 2019 at 20:32

    Texto maravilhoso! Vc inspira muita gente! Continue escrevendo, iremos adorar ler mais! Parabéns!

  27. Jessica Amanda

    27 de maio de 2019 at 20:35

    Texto maravilhoso! Vc inspira muita gente! Continue escrevendo, iremos adorar ler mais! Parabéns!!!👏👏👏

  28. Juliana

    27 de maio de 2019 at 23:39

    Uma fase tao maravilhosa mas cheia de inseguranças.. é assim que me sinto prestes a ter bebe. Lindo texto!!! Parabens por essa maezona que você é. Continue nos inspirando e ajudando com suas super dicas 😉

  29. Caroline Alencar

    29 de maio de 2019 at 08:51

    Nossa que texto!!! É a pura verdade, depois que somos mães nos tornamos mais fortes e capazes de lutar e vencer qualquer coisa. A maternidade me mudou, me trouxe uma força que nem eu imaginava que teria. Hoje vivo dois mundos e cada um com seus obstáculos e incertezas, mãe de adolescentes com 15 anos e de uma criança de 2 anos!!! Somos fortes!! 🙏🏻❤️

  30. Patricia Pecoraro

    2 de junho de 2019 at 04:07

    Lindíssimo texto!!! Pura verdade e, os desafios não acabam nos primeiros anos de vida do bebê, outras fases vão surgindo e mesmo adultos, nós mães vamos acompanhando fortes e capazes de passarem à frente deles como “Maria”. Parabéns!!!!!

  31. Pingback: Felicidade: uma escolha diária

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *